segunda-feira, 30 de junho de 2008

Philip Kotler - O Guru do Marketing

Não dá para falar em marketing, sem falar de Philip Kotler .


Além de pesquisador, consultor e escritor norte-americano na área de marketing, Kotler foi professor de marketing internacional na
Kellogg Graduate School of Management, da Northwestern University. É considerado a maior autoridade mundial em marketing.


É autor do
livro Administração de Marketing (atualmente em sua 12a Edição, e agora em parceria com Kevin L. Keller), que é considerado por muitos como a bíblia do marketing. A primeira edição deste livro foi publicada em 1967 nos EUA.


Kotler Foi o presidente do College on Marketing do
Management Sciences Institute e diretor da American Marketing Association. E isso não é tudo. Kotler tem prestado consultoria para empresas como General Electric, General Motors, IBM, AT&T, Honeywell, Bank of America e Merck. Obteve o mestrado pela University of Chicago e o Ph.D. pelo MIT, ambos em Economia. Possui ainda o título de pós-doutorado em Matemática, por Harvard. Ufa!!!



Algumas frases dele:

1) “Avalie o público ideal para comprar o seu produto em razão das atividades que realiza, dos interesses que possui e das opiniões defendidas. Afinal, estudar o estilo de vida de um público-alvo é fundamental para conquistá-lo”

2) “O marketing não se resume a táticas, mas em centrar o foco no cliente. É muito mais amplo que uma função promocional”

3) “É preciso atrair, reter e aumentar, fazer com que aquele cliente gaste mais com um portfólio mais amplo de produtos”.
Sou suspeita para falar, mas ele não é muito bom?! Claro que existem muitos outros, mas ele ainda surpreende e não há como negar sua contribuição para o mundo corporativo.
Conheça mais, leia mais, aprenda mais! Livros de Kotler!

Copa 2014 - Estamos preparados?

A Copa pode representar para o Brasil a chance de melhorar substancialmente sua infra-estrutura urbana e geral.
O Brasil será a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, conforme decisão anunciada pela Fifa em 30 de outubro de 2007, na Suíça. Nosso país tem agora a rara oportunidade de transformar o principal evento futebolístico mundial em fantástica alavanca da melhoria da infra-estrutura - esportiva, de acomodações turísticas, de transportes e de áreas como saneamento e drenagem - de nossas metrópoles. E, assim, receber um afluxo enorme de turistas, impulsionar a imagem do país no exterior e, principalmente, provocar uma verdadeira revolução urbanística nas capitais e cidades vizinhas às regiões metropolitanas, semelhante ao que aconteceu na Espanha, por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. O desafio é gigantesco. O planejamento com boa antecedência, é essencial ao sucesso pré, durante e pós-evento. A Fifa tem uma lista de quesitos a serem atendidos:
* Aeroportos - ampliar estrutura
* Estádios - Reforma total
* Segurança - Investir mais em tecnologia e em inteligência
* Trânsito e meio ambiente - desafogar e monitorar
* Telecomunicações - Acelerar a convergência de TV analógica para digital e a TV pela internet (IP TV).
* Transporte - Modernizar, ampliar e integrar metrôs
Não podemos repetir os mesmos problemas que vimos acontecer na execução das obras necessárias aos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Ali, pela falta de planejamento adequado dos trabalhos e obras exigidos para a competição, os custos foram elevados em cerca de oito vezes: dos cerca de R$ 400 milhões inicialmente estimados para mais de R$ 3 bilhões, requerendo fortes investimentos do governo federal.
Com tudo isso pronto (somente em São Paulo)podemos esperar em 2014:
* 3.000 jornalistas
* 600.000 turistas (180.000 deles estrangeiros)
* R$ 1,5 bilhões
Nós, brasileiros, não podemos perder mais esta oportunidade.
Abaixo o projeto de alguns estádios:
MARACANÃ - Rio de Janeiro
MORUMBI - São Paulo

MANÉ GARRINCHA - Brasília


E, claro, o BEIRA RIO - Porto Alegre (estádio do melhor time do Brasil!!!)

Revenue Management

Você trabalha ou pretende trabalhar em hotelaria ou cia. aérea? Então é melhor ler com cuidado e começar a se interar melhor sobre este assunto. Revenue management ou Yield Management é uma técnica de gestão, utilizada para calcular a melhor política de preços (Pricing), para optimizar/maximizar os lucros gerados pela venda de um produto ou serviço, baseada em modelos matemáticos de simulação e previsões de tendências de procura por segmento de mercado. O Gerenciamento de Receitas, como também é chamado, é uma abordagem sistemática para as decisões de preços através do gerenciamento de disponibilidades do serviços (quartos e hotel, assento em avião, etc) e gerenciamento de preços. RM é o processo de conhecer, compreender, antecipar e reagir às tendências da procura (demanda) sempre com o objetivo maior de maximizar a receita.

Originou-se nos EUA, do início dos anos 80, em função da desregulamentação da indústria aeronáutica. As Maiores Companhias aéreas americanas viram-se num ambiente novo e altamente competitivo, criado pelas possibilidades de distribuição oferecidas pelos GDS (Global Distribution Systems) e pelo crescente número de novas
low-cost (People Express), cujos custos operacionais eram metade dos das grandes companhias (American, Delta, United, TWA, etc.).


No início dos anos 90, as maiores cadeias hoteleiras começaram a testar modelos de Yield Management. Cadeias como a Hyatt investiram em sofisticados sistemas informáticos que rastreavam numerosas fontes de dados. Outras responderam predominantemente com sistemas manuais, combinados com a capacidade de reporting dos seus deptos. de reservas, com as capacidades dos seus PMS e com equipes de Revenue e Yield Managers que geriam tarifas e inventários. Os bons sistemas de Yield Management maximizam (ou pelo menos aumentam significativamente) as receitas para o mesmo número de unidades vendidas, tomando como vantagem a previsão (forecast) de períodos de alta/baixa procura (chave do sucesso do RM), transformando períodos de baixa procura em períodos de alta procura, e cobrando preços mais altos para late-bookings (clientes pouco sensíveis a preços).


O melhor exemplo de emprego eficaz da técnica são as empresas aéreas. A tarifa de desconto não é aplicado ao acaso. Existe para cada vôo um número de poltronas a serem alocadas com preço inferior ao custo do mesmo, pois conforme a demanda novas tarifas podem ser aplicadas, resultado no final um receita otimizada. Pois poltrona vazia em um vôo significa a perda de receita eternamente. No mercado hoteleiro a aplicação do conceito é simples e os resultados são imediatos.
Logicamente a técnica se aplica a qualquer segmento de mercado que o produto seja a alocação e venda de espaço de tempo: escola, alocação de máquinas em indústrias, tempo de consultoria, etc.
Quer aprender mais?
Livros:
Revenue Management - Robert Cross
Power Pricing - Robert J.Dolan & Hermann Simon
Manage for Profit not for market share – Hermann Simon, Frank F. Bilstein & Frank Luby
Price Management– Hermann Simon
Optimal Bundling – Ralph Fuerderer, Andreas Herrmann & Georq Wuebker
Websites:
Pricing Society
Revenue Management
HTrends
Rev Management
The Talent Jungle
Cornell University

Leia mais sobre o assunto AQUI.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A aposentadoria de Bill Gates

Bill Gates se aposentou dia 27/06/08. Ele deixa um legado de inovação na indústria de tecnologia. Foram mais de 30 anos à frente da maior empresa de software do mundo. Criador de um império de cerca de 50 bilhões de dólares, 78 000 funcionários em 105 países, Gates, como se sabe, vai se dedicar à Fundação Bill & Melinda Gates, criada há oito anos para atuar em projetos filantrópicos nas áreas de saúde e educação. O executivo, porém, permanece como presidente do conselho da empresa e continua envolvido em projetos definidos pelo CEO, Steve Ballmer, e pelo time gerencial da Microsoft.


Na feira Consumer Electronic Show, em janeiro desse ano em Las Vegas, Bill Gates apresentou um vídeo divertido sobre como seria seu último dia na Microsoft e sobre seu futuro como aposentado. Diversas personalidades, de Bono Vox, vocalista do U2, ao cineasta Steven Spielberg e ao candidato democrata Barack Obama participaram do vídeo estimando como seria o momento de Gates deixar o dia-a-dia da corporação (clique aqui para assistir). É SENSACIONAL! Vale a pena assistir! Assim que se faz uma apresentação!

Além da concorrência com o Google e do desafio de se consolidar nessa era em que a internet ganha importância considerável no dia-a-dia do usuário, a Microsoft tem como desafio continuar inovando em seus próprios softwares. São poucas as respostas que existem para tamanhas dúvidas sobre o futuro da Microsoft. A empresa continuará dominando o mercado de sistemas operacionais daqui a dez anos? Conseguirá melhorar o posicionamento no mercado de internet? Não há exatidão em qualquer uma dessas questões. O que se sabe é que não são poucos os desafios e que, mais do que nunca, as circunstâncias o mercado, a importância da internet e as necessidades dos usuários começam a incomodar o gigante, que muito tempo caminhou sossegado.

Leia a reportagem da Exame de 27/06/2008
aqui na íntegra.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Face your Fears! Live your Dreams!


Enfrente seus medos! Viva seus sonhos!
Eu tenho um quadro a muitos anos com esta frase e faz todo sentido!
Falando sobre isso....
"Sucesso , na verdade, significa olhar o fracasso e, mesmo assim, jogar os dados. Você pode ser a única pessoa que saberá algum dia o resultado dos dados, mas com esse conhecimento em mãos você terá algo que milhões de pessoas nunca terão - porque elas tiveram medo de tentar." Writer´s Digest

"A única coisa que devemos temer é o próprio medo."
Franklin Roosevelt

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A Tradição do "COPA"



Inaugurado em 1923, este impressionante prédio com sua linda fachada é o hotel de luxo mais tradicional do Rio. Desde sua inauguração, o hotel só teve dois proprietários, a família Guinle do Rio de Janeiro; e a partir de 1989, a Orient-Express Hotels, Trains & Cruises.
Já hospedou celebridades como a cantora Carmen Miranda, a princesa Diana e o cineasta Orson Welles.

A história do Copacabana Palace é pontuada de glória e de problemas. Quando a Orient-Express comprou o hotel, há cerca de 16 anos, a situação era de penúria completa. A tradicional família Guinle, antiga proprietária, havia perdido a saúde financeira e a capacidade de fazer novos investimentos no complexo do Copa. O prédio sofria panes constantes na rede elétrica e os elevadores quebravam com tanta facilidade que o mais surpreendente era quando estavam em funcionamento. Talheres faltavam em todos os faqueiros e as janelas que quebravam eram substituídas por esquadrias de alumínio, que desfiguravam a imponente fachada do edifício. A diária média cobrada foi minguando a ponto de chegar à casa dos 60 dólares.
Após reformas, mudanças de gestão e treinamentos, hoje os hóspedes podem optar entre dez tipos de travesseiros (pluma de ganso, ortopédico e outros), os lençóis são de algodão egípcio e as toalhas da piscina -- uma das mais imponentes do mundo -- levam uma borrifada de lavanda para refrescar e perfumar os banhistas. Nas 27 suítes do 5º e do 6º andar, as mais caras do complexo, cinco mordomos se revezam dia e noite para atender aos pedidos dos hóspedes. A lista de atribuições inclui fazer (ou desfazer) as malas dos clientes. Tudo isso ajudou a elevar a diária média do Copa a 500 dólares. Para passar o Ano Novo na varanda do Hotel, brindando com champanhe francês e degustando um cardápio de iguarias sofisticadas, cada hóspede paga no mínimo 12 000 dólares.
Leia mais na Reportagem Exame de 2006.




Não que seja meu hotel preferido no Brasil ou que realmente ache seu produto/serviços impecáveis. Mas devo admitir: em termos de tradição, ninguém bate o Copa!!!!

O retrato dos consumidores brasileiros.

A Exame publicou uma reportagem muito interessante em 17/4/08 falando sobre as tendências do consumo no Brasil (leia aqui).
O crescimento econômico acima de 4% ao ano, multiplicação de empregos, acesso ao crédito e elevação da renda estão reproduzindo no país um fenômeno típico de sociedades avançadas: a criação de um mercado consumidor de massa, forte e cada vez mais complexo. Milhões de brasileiros têm aproveitado o bom momento da economia para experimentar, pela primeira vez, as delícias do consumo -- e legiões de outros esperam, ansiosos, a sua vez chegar. De acordo com um estudo feito com exclusividade para EXAME pelas consultorias Bain & Company, de estratégia empresarial, e Euromonitor, de pesquisa e inteligência de mercado, o consumo anual no Brasil deve crescer de 780 bilhões de dólares em 2007 para 1 trilhão em 2012. Com esse aumento -- de 220 bilhões de dólares --, o mercado brasileiro será o terceiro entre os que mais contribuirão para o crescimento do consumo no mundo nos próximos cinco anos, um adicional calculado em 3,5 trilhões de dólares. Segundo os especialistas da Bain e da Euromonitor, apenas Estados Unidos e China darão contribuições maiores. "O Brasil passa por um momento raro, com forte crescimento da classe média, e esse movimento deve se intensificar nos próximos anos", diz o americano John Naisbitt, pesquisador de tendências de consumo e autor do livro Megatrends. "É natural que uma população mais madura e com mais renda passe a ter acesso a mais e melhores bens e serviços."

Tendência 1 - O avanço das mulheres no mercado.
Tendência 2 - Mais casais sem filhos.
Tendência 3 - Cresce o número de pessoas morando sozinhas.
Tendência 4 - Mais consumidores de meia idade
Tendência 5 - Uma vida mais longa e melhor

Captar os humores do mercado será cada vez mais importante daqui em diante -- tudo indica que o país vive os primeiros contornos de uma mudança radical na economia. A teoria econômica ensina que o tamanho dos mercados importa, pois só a escala permite oportunidades de segmentação e sofisticação. A emergência de milhões de consumidores à classe C abre espaço para crescimento de padrão chinês em inúmeros segmentos, mas a mudança vai muito além desse fato. Paralelamente, os segmentos mais abastados da classe C estão migrando para a B -- e o mesmo ocorre da B para a A. Ou seja, oportunidades de negócios vão surgir dos mercados populares aos artigos de alto luxo. Vai se dar bem quem souber entender o que quer, afinal, seu consumidor.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Filosofia, Trabalho e Alienação

O site Blog Politic, você vai encontrar alguns textos interessantes, mesmo alguns sendo escritos por internautas.
Neste caso, a pergunta é: A Filosofia seria a arte do bem-viver? Para que Filosofia? Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações. O fato verídico entre teoria e prática, induz a reflexão, como é possível o próprio pensamento? A reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesma. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirma “eu penso que”.

Com a filosofia, aprendemos que, ter credulidade, não é fazer o que é proposto, mas sim, ter liberdade e tranqüilidade para ser prudente e não deixar ter uma vida ordinária.
Se deixasse de pensar, deixaria ao mesmo tempo de ser ou de existir? “Se você acha que filosofia não tem nenhuma utilidade, é porque acha, também, que sabedoria e dignidade se compram em supermercado”.

Segundo Immanuel Kant, a filosofia é a rainha de todas as ciências. “Na filosofia, aprendemos a analisar os elementos que compõem a existência humana no mundo. Por isso, ela também é chamada de analítica existencial. Seu conhecimento é muito vasto, profundo, concreto e coerente”. Kant afirmou que a filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade.

Descartes dizia: "A filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes."No surgimento do capitalismo, onde tudo gira em torno do lucro, Marx chama de fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador. Ele declarou que a filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundancia e felicidade para todos.
A racionalização, a mercadoria num conteúdo ideológico, adquire valor superior ao homem, pois se privilegiam as relações entre coisas, que vão definir relações materiais entre pessoas. Com isso, a mercadoria assume formas abstratas, o dinheiro, o capital que, em vez de serem intermediários entre indivíduos, convertem-se em realidades soberanas e tirânicas.

Dentro do contexto trabalho, surge a palavra alienação que vem do latim alienare, alienus, que significa “que pertence a um outro”. Sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu. Enquanto prevalecer as funções divididas do homem que pensa e do homem que só executa, será impossível evitar a dominação, pois sempre existirá a idéia de que só alguns sabem e são competentes e, portanto, decidem: a maioria que nada sabe é incompetente e obedece.
O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a consumirem de maneira alienada.

A obsolescência dos objetos, rapidamente postos “fora de moda”, exerce uma tirania invisível, obrigando as pessoas a comprarem a televisão nova, o refrigerador ou o carro, porque o design se tornou antiquado ou porque uma nova engenhoca se mostrou “indispensável”.

Eu como uma simples mortal, considero Sócrates, como destaque entre os filósofos. “Sei que nada Sei”. Admiração e espanto, essa relação com globalização está definitivamente entre a nossa capacidade de pensar.
Internauta Rosieny Tomaz

Se você gosta e quer se aprofundar em filosofia, segue o site mais formal: Portal Brasileiro da Filosofia e o meu preferido: O Mundo dos Filósofos.

Atualize-se!!!!

"Onde entra isso? "
Para quem não conhece, apresento o "disquete de 8 polegadas", sucesso tecnológico dos anos 80.

Criando o Inusitado!

Jimmy Cygler, professor da ESPM e chairman da Resolve! escreveu em abril um artigo para a HSM chamado "A dor e a delícia de criar o inusitado".

"O derradeiro diferencial competitivo é a inovação.” “No futuro, só existirão dois tipos de empresas: as rápidas e as mortas.” Essas duas frases, de autoria de Peter Drucker, considerado o maior guru da administração do século XX, resumem de forma brilhante o dilema vivido pelas corporações de diferentes ramos de atividade.

Por quê? Porque boas idéias podem ser rapidamente copiadas e é preciso estar sempre um passo à frente dos competidores. A velocidade é o único modo que existe para se ganhar competitividade. Produtos são facilmente copiados. Modelos de negócio, por sua vez, não são facilmente imitados, porque requerem grande capacidade de abstração e inteligência acima da média. Com isso é possível visualizar as tendências e oportunidades que a maioria dos concorrentes não consegue enxergar.

O grande diferencial competitivo é a inteligência e a criatividade e estas só podem se desenvolver em mentes que estão em constante processo de expansão. E as melhores academias mentais são os cursos, workshops, palestras, congressos e até benchmark com empresas de outros setores. Se você tem uma confecção, estude arte dramática. Se tiver um restaurante, aprenda psicologia. Num primeiro momento isso pode parecer absurdo mas, na prática o exercício mental com foco em áreas distintas resultará numa multiplicidade, em escala geométrica, de idéias altamente criativas e inovadoras. Duvida? Então, que tal experimentar?

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cartagena de Índias é "super chevere!" (super legal)

Quem ainda tem algum tipo de preconceito com a Colômbia, não sabe o que está perdendo.
Vejam um dos vídeos mais bem feitos para divulgação de um país aqui: "Colombia es pasion!"

Cartagena das Índias é o lado light do Caribe. Esqueça o agito de Cancún e das outras ilhas da região, com hotéis imensos e comércio completamente direcionado para o turismo, Cartagena é o oposto disso tudo. Além da beleza natural e do clima prazeroso o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. Lá está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez, Gabo para a população local, conta com uma boa infra-estrutura hoteleira, praias tranquilas para passar os feriados, é reconhecida pela qualidade das esmeraldas que vende e, o mais importante, é território neutro nas guerrilhas que podem afugentar qualquer estrangeiro. A cidade está dividida entre o lado histórico e o moderno. Se você for a Cartagena, não pense duas vezes, fique no bairro histórico. Mesmo estando um pouco afastado da praia, o bairro ganha um charme extra por estar todo cercado por uma muralha de 8 km, construída na época da colonização para espantar inimigos interessados no rico comércio local. É possível caminhar pela muralha e, sem dúvida, obter os melhores cenários para fotos. De cima da muralha se vê de um lado todo o mar do Caribe e a parte moderna da cidade, do outro, está o bairro histórico e suas casinhas coloridas, tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores. Outra diversão imperdível na Colômbia são as discotecas de rumba, salsa e outros ritmos caribenhos. Depois dos cubanos, os colombianos são famosos por suas rumbas e salsas.

Não posso deixar de sugerir o melhor hotel do país: Sofitel Santa Clara e seus lindos ambientes refomados do Convento do Séc.XVIII.


segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mimando os clientes!

O Jornal Valor Econômico de 02 de Junho de 2008 saiu uma reportagem interessante sobre os "pequenos luxos" que os hospitais estã oferecendo para seduzir seus clientes, assim como os hotéis. Algumas novidades:

- Transient Lounge = um espaço com banheiros dentro do Business Center do hotel, onde é possível tomar banho e descansar nos intervalos de reuniões ou enquanto se aguarda o vôo. Para usufruir do espaço não precisa ser hóspede do hotel, nem cliente do Business Center.
- Empréstimo de GPS para quem quer dirigir mas não conhece bem a cidade, e oferece serviços de spa, no próprio quarto.
- Executive Locker = um armário pessoal, onde o hóspede freqüente pode deixar pertences como camisas, sapatos e objetos de higiene, entre uma viagem e outra. Como se tivesse seu próprio apartamento em São Paulo. 


Hospital São Luiz
Restaurante 5 estrelas com 37 cardápios especiais. Mesmo que tenham restrições alimentares, os pacientes podem usufruir de receitas e ingredientes da alta gastronomia. "



Criado para comercializar roupas, acessórios, obras de arte e outros objetos de grifes sofisticadas no esquema de outlet - são peças fora de linha ou de coleções passadas, com descontos que chegam até 70%. O luxo está no acesso restrito: para comprar na loja virtual é preciso ser convidado por outro cliente do site e com isso ganhar uma senha.
Cada semana, o site cria uma oferta diferente, com produtos que ficam disponíveis por apenas quatro dias.

Hotéis e o Meio Ambiente

MARRIOTT - acaba de fechar um acordo com o Estado do Amazonas para auxiliar na proteção da floresta;
A Marriott encontrou uma outra saída para contribuir com o meio ambiente, ao fechar um acordo como Estado do Amazonas, onde aportou US$ 2 milhões, com o intuito de ajudar na preservação da floresta. Ao todo, serão cuidados mais de 500 mil hectares de mata, além do financiamento de um plano de gerenciamento ambiental da Fundação de Sustentabilidade do Amazonas. A rede também tem a intenção de construir hotéis ecológicos na região.
A estratégia da empresa envolve os clientes, que poderão contribuir com o fundo destinado à floresta por meio de créditos de carbono. A rede também caminha para ações sustentáveis como as aplicadas em outros hotéis, como a redução do consumo de água e de energia e o envolvimento de hóspedes e colaboradores na causa.

ACCOR - vê sua bandeira Ibis avançar na obtenção do ISO 14.001 em vários países, ao atingir metas de comprometimento ambiental nos hotéis.
Na rede Ibis o objetivo é de que, até 2010, mais de 70% das unidades possuam a certificação ambiental. Atualmente, 218 pontos em 12 países, incluindo o Brasil, conseguiram alcançar essa meta. Para a obtenção do ISO 14.001, o hotel precisa desenvolver técnicas que contribuam com a redução do consumo de água e do gasto de energia, além de implantar programas de coleta seletiva e treinar os funcionários. Entre as atribuições da instituição, está a de envolver clientes e colaboradores em seus procedimentos, ajudando a expandir o conceito. A Rede Ibis é uma das líderes hoteleiras européias, a quinta maior rede do mundo, com 769 unidades em 38 países, incluindo 46 hotéis no Brasil. A previsão é de que até 2010 rede chegue a 1.200 unidades.

EMBRAER - apresentou seus projetos ambientais na edição deste ano da European Business Aviation Convention and Exhibition (Ebace),
realizada semana passada, em Genebra, Suíça. A empresa, a primeira fabricante de aeronaves do mundo a receber a certificação ISO 14.001, elaborou projetos de reciclagem de resíduos sólidos, redução do consumo de água e energia, utilização de caldeiras e aquecimento a gás natural ao invés de óleo combustível, e reflorestamento, entre outros. A empresa também desenvolveu e produz o pulverizador Ipanema, o primeiro avião no mundo a operar totalmente com biocombustível (álcool), premiado como uma das 50 invenções mais importantes de 2005.