quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Os hotéis e suas taxas

Pode parecer estranho falarmos sobre taxas dos hotéis, afinal, todos tem. Mas cobram?

Bjorn Hanson, responsável pela divisão de Hospitalidade e Turismo da New York University, previu algumas das taxas e sobretaxas que serão (mais) cobradas por hotéis daqui para frente.

Alguns entendem que os hotéis estão deixando de ser "bonzinhos" e realmente cobrando pelos serviços prestados. Outros reclamam, dizendo que essas taxas são abusivas e extremamente irritantes na hora do check out. 

Nos EUA, os hotéis explicam dizendo que serão mais rigorosos e menos preocupados com a reação dos hóspedes. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Hotéis Lifestyle

Segue matéria da HotelNews sobre Hotéis Lifestyle, publicada em Janeiro/2013, com meus comentários.

"Os hotéis lifestyle devem ser pequenos, intimistas, urbanos e descolados. Normalmente, cada hotel é projetado para ser diferente um do outro. Eles têm uma super personalidade."

"O termo lifestyle é empregado para caracterizar hotéis focados em pessoas que buscam um certo estilo de vida, que procuram o que há de melhor, e querem paz de espírito, tudo isso aliado a um design arrojado, ambientes confortáveis e muitas tecnologia."

Grandes marcas estão investindo no modelo. Conheça algumas:
Edition Hotels da Marriott
Andaz da Hyatt 
Aloft e Element da Starwood
Indigo da IHG

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Relógios de Luxo e o Facebook

A rede social Facebook tornou-se um ponto de encontro privilegiado para os amantes de relógios de luxo.

De acordo com pesquisa de 2012 do Digital Luxury Group, 670 mil fãs de relógios de prestígio estavam na rede social, o que corresponde a um aumento de 127% em relação ao ano anterior. 

Embora o Facebook tenha se tornado a rede social eleita de muitas marcas, ainda não era comum encontrarmos relógios. A situação mudou, assim como o volume de vendas da relojoaria mundial de alto padrão, que aumentou 7% no último ano.

Os BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China) tiveram o maior crescimento, com aumento de 43% nas vendas na Rússia e 31% na China. 

Entretanto, pela primeira vez desde o início do estudo, a demanda diminuiu nos Estados Unidos (11%) e Japão (12%), dois mercados historicamente importantes para produtos de luxo. 

Entre as marcas mais procuradas no mundo estão Rolex, Ômega e Cartier.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ressourcing, o Luxo Responsável

O Luxo mudou! 
A nova geração vai exigir um posicionamento completamente diferente das marcas de alto padrão. 
Queremos comprar marcas que "acreditem no que acreditamos".

Ouviremos cada vez mais sobre o conceito do LUXO RESPONSÁVEL. 
O RESSOURCING é um exemplo dessa tendência.

E o mercado já está se movimentando nesse sentido.

Para comprovar a teoria, o Presidente do Conselho de Supervisão do  Clarins Fragrance Group, Christian Courtins-Clarins, organizou uma conferência de imprensa, com a presença de mais de 90 jornalistas franceses e internacionais, durante a qual compartilhou sua nova visão de luxo responsável.

22 anos após o lançamento de Angel, o grupo, sob a marca de Thierry Mugler (uma das marcas do Grupo) decidiu novamente revolucionar o mercado de perfumes.

A novidade é que cada cliente poderá preencher seus frascos de perfume com a fragrância de sua escolha em uma das 2.200 "fontes" que serão instaladas nas perfumarias. 


Este sistema único permitirá que os consumidores façam "uma economia de 35% em comparação à compra de um novo frasco", diz Sandrine Groslier, CEO da Perfumes Clarins. 

O conceito já havia sido lançado em 1992 com o perfume Angel.  E o Ressourcing  representou 40% do seu volume.  


"Recarregar o frasco é uma experiência única, um ritual de luxo que o consumidor pode pagar, mas também com uma conotação econômica", incentiva Sandrine.

Evidência do desenvolvimento sustentável

Como afirma Joël Palix, presidente do Clarins Fragrance Group, o lançamento de um novo perfume "direto na fonte" mostra o crescente interesse da sociedade em proteger a biodiversidade e tomar decisões responsáveis ​​e duráveis. 

Este projeto representa 380 toneladas a menos de resíduos. Além disso, as próprias fontes são recicladas ou enviadas para a América do Sul para o desenvolvimento deste mercado promissor.

Como parte de uma busca contínua para a proteção da natureza, a marca Thierry Mugler apóia um programa de reflorestamento na Amazônia. Ela protege mais de 10 mil hectares e criou um jardim botânico. "Este desenvolvimento responsável é uma idéia fantástica. Beleza nascida da restrição", comenta Joel Palix. 

O ressourcing (recarregar frascos vazios) é a filosofia da Clarins, o respeito pela natureza e uso sem resíduo.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Gramado e seu Snowland

GRAMADO é mesmo um destino surpreendente. O Natal Luz melhora a cada ano. A consciência da comunidade local e a criatividade dos organizadores fazem da cidade um destino imperdível. 

No final de 2013, Gramado vai inaugurar o primeiro Parque de Neve das Américas, o SNOWLAND, com 14.800 metros quadrados cobertos e uma montanha de neve de 7.200 metros quadrados. Era o que faltava para um dos destinos turísticos brasileiros que tanto nos orgulha.

A hotelaria está perdendo a noção?

O Grand Dallas Hotel está pagando para os hóspedes escreverem comentários positivos no Triadvisor, Expedia, Hotels.com e Travelocity. Para informar a todos sua grande "sacada" de marketing, o hotel colocou um aviso nada discreto no lobby (foto).


Quando começou a receber ligações sobre sua decisão prá lá de "inteligente", o Gerente Geral se pronunciou: "Este banner foi colocado por um de nossos recepcionistas enquanto eu estava fora da cidade por alguns dias. O funcionário estava tentando mostrar serviço com base em uma reunião que fiz com a equipe semana passada, onde eu perguntei sobre formas criativas de incentivar os hóspedes a escreverem reviews positivos sobre nós."

Vergonha dupla pela sua atitude e pela sua resposta.

Mude o foco das suas reuniões e começe a incentivar idéias sobre como surpreender seu cliente, ir além no serviço, inovar o produto....os elogios virão. 

Você tem idéia do que esse hotel fez com sua imagem?




Situação do Mercado Hoteleiro Mundial

Esse meu artigo também foi publicado no Hotelier News. Leia AQUI.
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Três reconhecidas empresas do setor apresentaram seus relatórios sobre a situação do mercado hoteleiro atual. Foram reportados números e tendências, além de sugestões para que hotéis e empresas consigam minimizar os efeitos da crise financeira atual.

A HRG (Hogg Robinson Group), empresa internacional de Serviços de Turismo, em sua pesquisa bi-anual, confirma a baixa de diárias na maioria das regiões do mundo em 2009. A ocupação afetada e a redução de tarifas provêm, prioritariamente, do grande impacto da crise no mercado bancário e financeiro americano e europeu.


Mesmo Moscou, que se manteve no topo dos destinos mais caros do mundo para viajantes corporativos, sofreu uma queda de 14% em suas tarifas.

Somente Abu Dhabi (o maior dos Emirados Árabes), em segundo lugar na pesquisa, cresceu 5%.


Mumbai, centro financeiro da Ìndia, a grande estrela da pesquisa em 2008, caiu para 16º lugar, em parte, pelos ataques terroristas ocorridos em hotéis de luxo locais.

Já nas Américas, as tarifas aumentaram 15%.


Rio de Janeiro em alto estilo

Quando pensamos em hotel de luxo, marcas de grandes redes podem até vir primeiro a nossa mente. Entretanto, dependendo da experiência procurada, as melhores dicas ficam com pequenos e super personalizados hotéis.
Aqui seguem 4 dos mais exclusivos hotéis (ou "Boutique Houses", como gostam de ser chamados) do Rio de Janeiro:

São somente 7 suítes, totalmente diferentes, passando do clean total à cores vibrantes, com preços que variam de R$ 737 à R$ 1.316/diária.
Situada na encosta da Joatingua, não é possível visualizar sinais da cidade do hotel.
No salão principal é possível vislumbrar um sensacional lustre de cristal Baccarat desenhado por Philippe Stark.
O toque final fica com a cor do mármore dos banheiros, que sempre acompanha a cor da decoração da suíte, já que a tematização dos aptos. acompanham as cores do arco-íris.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O que você quer ser quando crescer?

Esse meu artigo também foi publicado no Hôtelier News. Clique AQUI.
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Astronauta, jogador de futebol, médico, bombeiro, bailarina?
Eu queria ser professora. E você? O que queria ser com dez anos?
Fez acontecer? Isso ficou para trás? É feliz no que faz?
Artigo, Gabriela Otto
(foto: blogdohistoriando.blogspot.com)

A felicidade depende de nós mesmos. Fácil falar, difícil aceitar. Afinal, é tão simples dar desculpas, apontar o outro, lamentar-se.