sexta-feira, 29 de novembro de 2013

5 Tecnologias para a Hotelaria

A empresa eRevMax, fornecedora de tecnologia para hotéis, afirmou que 68% das reservas já são feitas através de smartphones. Essa é uma das 5 tendências apontadas pelo estudo.

Outra descoberta interessante foi saber que 45% dos hóspedes viajam com 2 dispositivos e 40% com 3 ou mais. Isso quer dizer que o hotel precisa oferecer conectores adequados e banda larga adequada.

Já o efeito Billboard era esperado. Hotéis que estão listados em alguma OTA (On-line Travel Agency), tem aumento de 14% em reservas diretas, e 1,5% na diária média.

Sobre internet, 38% relataram que wi-fi é critério de escolha e 85% não querem pagar pelo serviço. Além disso, as pessoas estão dispostas a se inscreverem em alguns programas em troca de wi-fi gratuita.

Veja o infográfico:







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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pheed, a nova rede social dos jovens

Já falei sobre o Futuro das Redes Sociais e a insatisfação dos jovens com o Facebook.
Pois os adolescentes americanos já elegeram sua nova mania, a rede social PHEED.
Ao me inscrever, encontrei somente 13 pessoas conhecidas de outras redes. Fiquei na dúvida se a plataforma ainda não pegou no Brasil, ou se preciso urgente me conectar com mais adolescentes.

Fundada em Outubro de 2012 por um renomado empresário chinês da internet e um programador, Pheed é uma plataforma de mídia social muito inteligente. Os usuários podem criar sues próprios canais, postar vídeos, clipes de áudio, bate papos, textos, fotos e transmissões ao vivo.

A audiência é praticamente de adolescentes.

O "retweet do Twitter virou "Remix", e o "Like" do Facebook se tornou "Love".

Em Novembro de 2012, o Pheed lançou seu aplicativo para o iPhone e, em 4 meses, já é o #1 dos aplicativos sociais da Apple.

Pheed já é classificado como o "Twitter com Modelo de Negócios", pois é o primeiro aplicativo de mídia social do mundo a oferecer pay-per-view para transmissões ao vivo.

Alguns especialistas apostam que será improvável a nova rede conseguir competir de igual para igual com Facebook e Twitter. Já outros, acreditam que os adolescentes estão deixando o Face definitivamente, pois não querem mais participar de um ambiente onde seus pais também circulam.

MTV e Taco Bell já estão lá….



Nos vemos no Pheed: www.pheed.com/gabrielaotto

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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Você é um Glamper? Conheça o conceito Glamour + Camping.

Glamping é uma mistura de GLAMOUR + CAMPING.
Uma maneira glamurosa de vivenciar o ar livre sem renunciar ao conforto. Seja em uma barraca, tenda ou casa na árvore, imagine-se em um acampamento repleto de sofisticação.

Ainda não vimos o conceito chegar com força ao Brasil, mas inúmeros países adotaram a prática, que está totalmente conectada com o luxo simples, genuíno e livre de estereótipos. Uma pena, pois a idéia é 

Conheça alguns exemplos:






E não ache que as grandes redes hoteleiras estão de fora. 
O premiado Four Seasons Tend Camp da Tailândia é um exemplo que os Glampers (turistas que apreciam o conceito Glamping) vieram para ficar.



E eles tem uma linda foto, que já utilizei muito nos curso de turismo de luxo:
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Se você gostou do  conceito Glamping, vai se interessar por esses outros posts:
Stay Well, o Bem Estar de Las Vegas
Spaceports, a nova sensação do turismo
Hotel e Cidades Flutuantes, a Arquitetura do Fim do Mundo

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resorts de Praia e o Natal

Todo ano é a mesma coisa. O pessoal de marketing de Resorts de praia quebram a cabeça para adequar os símbolos natalinos ao sol e areia do mar. 
Não é fácil transformar neve e as pesadas roupas o Papai Noel em algo conectado com sua marca e, claro, vendável.

Reunimos algumas fotos criativas:













E minha preferida, sendo usada esse ano pela Costa do Sauípe:

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Estratégia de Comunicação Inspiradora (Ikea)
A Neurociência e o Marketing
O Futuro do Marketing para as Pequenas Empresas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Compilado 2 - Blog Fatos e Tendências (PanHotéis)

Segue segundo compilado do blog Blog Fatos e Tendências do Panhotéis, do Grupo Panrotas, assinado por Gabriela Otto.
Você poderá conferir as últimas novidades e o que nos reserva o futuro da hotelaria.
Aqui, você poderá conferir os 11 posts escritos de Junho à Outubro/2013.


Sabemos que viajar é uma experiência emocional, e não podemos simplificá-la ao simples fato de reservar um vôo, hotel, ou alugar um carro. Grandes redes de hotéis trabalham com 65% de intermediação e os hoteleiros precisam urgente deixar a insegurança de lado e investir em
tecnologia, proporcionando uma experiência única na venda direta.

Você ainda acha que a hierarquia tradicional vai prevalecer? Acredita em ambientes corporativos com portas fechadas e diretores em grandes salas? Adora longas reuniões? Resume a nova geração como imediatista e multitarefas? Conheça o futuro dos líderes que farão diferença com a nova geração.

A cobrança para limpar o apartamento já é uma realidade em muitos hotéis pelo mundo. Como seu hotel lida com os custos de Governança? E a questão verde? Limpeza opcional está em seus planos?

Estamos lidando com uma nova geração de hoteleiros, que acumula muitos anos de estudo a mais que as anteriores, está adaptada a um mercado mais competitivo e tem critérios claros para escolher um lugar para trabalhar. Mas será que os selecionadores evoluíram da mesma maneira? Seu hotel sabe fisgar talentos?

Seguindo os contratos engessados das OTAs mais tradicionais, a Hostelworld, gigante da indústria dos hostels, decreta suas novas regras e assunta os proprietários de albergues do mundo todo. Entenda o que aconteceu, resposta da Hostelworld aos hostels e opiniões de várias pessoas do mercado.

Em um dos posts mais populares do blog, Gabriela Otto revela números do segmento e perfil das turistas. Está claro que as empresas turísticas brasileiras precisam voltar seus olhos para o universo feminino. É só dar uma olhada rápida nos anúncios de hotéis de negócios. 99% retratam homens. Conheça as Indies!

Dividir informações de viagens e planejar as próximas férias com base em comentários de amigos virtuais já virou febre. As plataformas sociais se multiplicam todos os dias. Conheça as principais redes sociais de viagens e surpreenda-se com a criatividade e perigo que algumas oferecem.

A Social Week Brasil movimentou o mês de Setembro/13. Entre muitas tendências, o futuro das agências digitais foi o assunto mais debatido. Muitas empresas estão aprendendo e fazendo “em casa”, mesmo com maior probabilidade de errar. Conheça algumas dicas para contratar uma agência e entenda o futuro desse negócio.

Elasticidade de preços pode render estudos mais aprofundados, mas em resumo, é uma maneira de descobrir a resposta do consumidor às flutuações de preço. Diferente do varejo e outros segmentos, a indústria de hospitalidade varia sua precificação de acordo com a demanda. Entenda a elasticidade e entenda como a precificação dinâmica é vital para o seu negócio hoteleiro.

A internet navega no mundo do efêmero, onde tudo é volátil, portanto, negócios também são voláteis, rápidos no uso e na geração de conteúdo. Então como se diferenciar? Seu negócio é o mais curtido ou o mais vendido on-line?

Você também deve estar infoxicado. O excesso de publicidade nos deixou incrédulos. Entenda a "sabedoria das multidões" e os motivos que estão nos libertando desse mal.

Não deixe de ler o Compilado dos 12 primeiro posts do blog AQUI.

O que esperar das Redes Sociais no Futuro?

Esse meu artigo também foi publicado no Hôtelier News. Clique AQUI.
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Facebook isn’t cool anymore!”

Com essa frase, Mark Zuckerberg  abriu uma entrevista mês passado.
Mas o CEO também alegou que não está tentando ser legal, e que esse nunca foi o objetivo.

Na verdade, ele estava tentando rebater os comentários de que a rede social já não atrai mais os usuários mais novos.

Em estudo recente, a Pew Research listou alguns dos motivos pelos quais os jovens estão se cansando do Facebook e procurando alternativas:


  • ·     Muito drama e stress nas postagens.
  • ·     Seus pais envolvidos no mesmo ambiente dos amigos.
  • ·     Falta de privacidade.
  • ·     Demanda publicitária.

Posso incluir mais um item nessa lista?

·    Bate papo pessoal na timeline alheia. Isso é uma rede social e não uma conversa familiar. Para isso, existe o Whatsapp (ótimo, por sinal) ou mesmo as mensagens diretas do próprio Facebook.

Mas a fuga dos jovens tem um impacto bem maior. Muitos investidores também começaram a cansar da rede.

Já sua eficiência na área corporativa divide opiniões:

Contra: Não é um lugar para comunicações profissionais corporativas. Sempre foi e continuará a ser um lugar para se divertir.

A Favor: É uma plataforma maravilhosa para anunciar seu negócio, alcançar novos clientes e oferecer um excelente serviço ao cliente (concordo, desde que seus clientes estejam na rede, e você esteja disposto a investir os recursos necessários para criar e manter um perfil ativo).

Realmente o Facebook perdeu um pouco do entusiasmo de 2011, época dos milhares de posts “RIP Orkut”. Mas lembrem-se que o Instagram também é do grupo, e ele está crescendo rapidamente. Portanto, tanto em engajamento quanto em share, “Zuck” continua sendo the boss, e acabou de aumentar sua fortuna de U$ 2,3 em 2012 para U$ 3,8 bilhões ao ano. Só lembrando: ele tem 29 anos.

Também é preciso levar em consideração alguns fatos listados pela Forbes:

  • É administrado por pessoas incrivelmente inteligentes
  • Continua inovando para tornar a experiência melhor no mobile e gerar mais receita publicitária sem ser invasivo.
  • Facebook tem 1,2 bilhão de usuários (número atualizado de 06/10/2013). A nova meta de Zuckerberg é atingir 5 bilhões. Detalhe: O Banco Mundial já informou que 4,5 dos 7 bilhões de habitantes do planeta não tem acesso à internet.
  • Compra constante de tecnologias-chave, como o reconhecimento de voz, acesso gratuito à rede (sem plano de dados), e pagamento móvel (para competir com o PayPal).

Em resumo, o Facebook ainda tem vida longa, mas todos os grandes especialistas afirmam que 2012 foi seu ano de ouro e, daqui pra frente, sua influência vai diminuir.

O jornal The Guardian relatou, em abril desse ano, uma queda de 4% à 4,5% no crescimento do Facebook nos Estados Unidos e Inglaterra, primeiros países a incorporar a plataforma. Zuckerberg nega.

Mas o que representa esse tédio mundial sobre o futuro do Facebook?
Haverá mesmo uma bolha das redes sociais?

Vejam a linha vermelha no gráfico abaixo:


Veja o (possível) futuro das redes mais conhecidas:

YouTube – Continuará como o mais poderoso site de vídeos. Vimeo é bom, mas está muito atrás.  Entretanto, o sucesso não será o mesmo para o Google (dono do YouTube). Steve Jobs já previu que os aplicativos substituiriam as buscas, e é exatamente o que está acontecendo.

Facebook – Ainda tem muitos anos de vida e pode se envolver com o restante das redes sociais do mundo.
Twitter – Precisa urgente de upgrade e inovação. No Brasil, pode estar em queda, mas acabou de ultrapassar o Facebook, pela primeira vez, nos Estados Unidos.
Instagram – Melhor rede social de imagens. O uso de hashtags e a conectividade com várias outras redes faz dele o queridinho do momento. Especialistas americanos apostam em uma nova plataforma chamada “Tweetagram” (Twitter + Instagram)
Google+ - Apesar da grife “Google”, ainda não conseguiu relevância no 1º escalão das redes sociais. Tem um futuro não muito promissor.
Pinterest – Parece que o mundo masculino não gostou muito do toque feminino da rede. Ok, a maioria (80%) dos usuários são mulheres e você se perde entre tantos looks, makes, cupcakes, unhas com o último lançamento de esmalte da Chanel, e a enxurrada de frases de autoajuda.  Por ser “too girly”, talvez não “pegue”.
LinkedIn – Sempre lá, firme, forte, consistente. Não há concorrência para ele. Já se fala até na possibilidade do LinkedIn dominar as outras redes no futuro.
Em resumo, todos concordam com Ryan Holmes, CEO do Hootsuite  (site de gestão de redes sociais), quando afirmou para a Forbes em Setembro passado: “O Futuro das Redes Sociais? Esqueçam os Estados Unidos e Europa (saturados). China não crescerá com tantas restrições. Índia ainda está nos primeiros estágios da revolução digital. Olhem para o Brasil!”

Deu para notar que as plataformas sociais vão continuar fazendo parte do budget de 2014 de muitas empresas, pois ainda temos fôlego suficiente por aqui.


E você? O que acha de tudo isso?

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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

As incríveis Cadeiras Design

A velocidade de mudança de ambiente está aumentando
Um bom design é atemporal. 
Cadeiras não servem mais simplesmente para sentar e relaxar, jantar ou trabalhar. 















Estilo Philipe Starck:

As famosas do designer, no Hotel Emiliano, em São Paulo:


Conheça outros designs inovadores de cadeiras no vídeo abaixo:

Minhas preferidas, repleta de livros...




A mais desconfortável, feita de lápis....bem apontados!

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