Deloitte faz anualmente un relatório da indústria do Turismo falando sobre as tendências para os próximos anos (Travel Industry Trends Report). No último, para 2008, foram identificadas algumas tendências chaves para este segmento:
1. MUDANÇA DO CONSUMIDOR: viagens de nicho ou "mini viagens"? Mais e mais pessoas estão mudando das tradicionais 2 semanas de férias fora de casa para uma semana ou até menos. 47% das pessoas pesquisadas disseram que estão fazendo viagens mais curtas nos útlimos tempos.
2. GLOBALIZAÇÃO: A introdução dos "resorts casino" estilo Las Vegas na Ásia continuará crescendo e com projeções altíssimas. Este segmento lá (onde cassinos e outros jogos são permitidos), tem uma previsão de aumento de USD14.6 Bilhões em 2006 para USD30.3 Bilhões em 2011.
3. SEGURANÇA: 17% dos viajantes de avião disseram que as novas leis de segurança nos aeroportos podem interferir na sua decisão de viajar a lazer e 10% falaram a mesma coisa sobre viagens de negócios.
4. TECNOLOGIA: Nos últimos 12 meses, 83% dos entrevistados disseram que utilizaram a internet para procurar ou comprar viagens, pois acharam mais conveniente ou sentiram que poderiam conseguir preços melhores.
5. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: A atenção à mídia e acesso à informação está ajudando os consumidores mais atentos às potenciais mudanças climáticas, fome e outros problemas sociais dos destinos turísticos. Mesmo com a queda do dólar, os americanos continuarão viajando. 45.8% dos americanos pretende tirar féria nos próximos 6 meses (contra 46,4% do ano passado).
3. SEGURANÇA: 17% dos viajantes de avião disseram que as novas leis de segurança nos aeroportos podem interferir na sua decisão de viajar a lazer e 10% falaram a mesma coisa sobre viagens de negócios.
4. TECNOLOGIA: Nos últimos 12 meses, 83% dos entrevistados disseram que utilizaram a internet para procurar ou comprar viagens, pois acharam mais conveniente ou sentiram que poderiam conseguir preços melhores.
5. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: A atenção à mídia e acesso à informação está ajudando os consumidores mais atentos às potenciais mudanças climáticas, fome e outros problemas sociais dos destinos turísticos. Mesmo com a queda do dólar, os americanos continuarão viajando. 45.8% dos americanos pretende tirar féria nos próximos 6 meses (contra 46,4% do ano passado).
Claro que devemos lembrar que estas pesquisas são feitas levando a realidade americana, mas sendo eles um dos maiores consumidores de viagens do mundo, com certeza vale a pena ficarmos atentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário