segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As Maravilhas do Mundo e do Brasil

Feriado...me permiti escrever sobre um assunto "light", que tem tudo a ver com história, turismo, misticismo e, principalmente, a tragetória da humanidade.
Espero que você goste das listas, curiosidades e alguns comentários.
Aproveite as "MARAVILHAS"!!! (Enjoy the Wonders!!!)
Um abraço e boa viagem!

===================================

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo surpreendem até hoje pela grandiosidade de suas obras artísticas e arquitetônicas, considerando a limitação de recursos na Antiguidade.

Já as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, lista criada pela suiça NOWC (New Open World Corporation) em 2005 e escolhidas pelo voto popular, incentivam o turismo e criam um certo ar "místico" no local. Nesse caso, o Brasil tem o privilégio de estar na lista.

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

1) Pirâmide de Quéops  - 2.550 A.C. - (Grande Pirâmide de Gizé - única obra que ainda resiste) - Tem 147 metros e só foi superada em altura na inauguração da Torre Eiffel (Paris) em 1889.

2) Jardins Suspensos da Babilônia - 660 A.C. - (Meu preferido  pelo mistério). Até hoje nunca foi encontrado nenhum vestígio sobre sua real existência. Estariam localizados às margens do Rio Eufrates (Mesopotâmia - atual sul do Iraque). Não se sabe como foram destruídos. Hoje o local abriga a cidade de Al-Hillah, 160 Kms de Bagdá, Capital do Iraque.

3) Estátua de Zeus em Olímpia - Séc. V,  A.C., construído por Fídias. Tinha 12 metros de altura e foi levada para Constantinopla (atual Istambul) com 800 anos. Destruída em 462 D.C. por um terremoto.

4) Templo de Ártemis em Éfeso - 550 A.C. - Éfeso é a atual Turquia. Com a conversão do mundo  ao cristianismo a obra foi perdendo importância e  veio abaixo em 401 D.C. Hoje existe somente um pilar original.


5) Mausoléu de Halicarnasso - 353 A.C. - Suntuoso túmulo que a Rainha Artemísia, de Cária, mandou construir para seu irmão e marido Mausolo (daí a origem da palavra "mausoléu"). Hoje ainda existem fragmentos no Museu Britânico em Londres e em Bodrum na Turquia.


6) Colosso de Rodes - 280 A.C. - Estátua gigantesca do Deus Grego Hélios na Ilha de Rodes. Durou só 55 anos e foi parar no fundo do mar por causa de um terremoto. Tão impressionante que muitos ainda a visitam embaixo d´água. Depois de esquecida, foi vendida como sucata pelos árabes.

7) Farol de Alexandria - 280 A.C. - construída a pedido de Ptolomeu. Era uma torre de mármore na Ilha de Faros (daí vem a origem da palavra "farol"). Destruída por um terremoto  em 1375 e suas ruínas encontradas por mergulhadores em 1994.


As 7 Maravilhas do Mundo Moderno

1) Grande Muralha da China - Começou a ser construída em 221 A.C. - Tem 8.850 metros de comprimento, mas dois terços está em ruínas. Em tempo, esse negócio de ser a única estrutura construída pelo homem que pode ser visto por satélite é mentira. Entretanto, que 250 mil trabalhadores (do total de 1 milhão) terem desaparecido, é verdade.


2) Ruínas de Petra (Jordânia) - 1.200 A.C. - Local já foi palco de vários filmes do cinema.


3) Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil) - 38 metros, demorou 5 anos para ficar pronto e foi inaugurado em 1931.
Obs. pessoal: Visita obrigatória! Aquelas coisas que temos que fazer, nem que seja uma vez na vida. O trem que leva até o alto é imperdível. Mas com chuva ou nuvens, nem perca a viagem.


4) Machu Picchu (Cusco, Peru) - Séc. XV, mas descoberto só em 1911 (por isso, somente encontramos ruínas) - em quíchua (língua local), significa "velha montanha" e hoje é conhecida como "Cidade Perdida dos Incas". Fica a 2.400 metros de altitude.



5) Chichén Itzá Yucatán (México) - Fundada entre 435 e 455 D.C., cidade arqueológica maia, localizada no estado de Iucatãn.


6) Coliseu de Roma (Itália) - 70 a 90 A.C. - também conhecido como Anfiteatro Flaviano. Abrigava 50.000 pessoas e tinha 48 metros de altura. Foi utilizado por 500 anos. Famoso por representar o Império Romano e pela tortura aos cristãos.



7) Taj Mahal (Angra, Índia) - Construído entre 1630 e 1652, todo em mármore branco. É um mausoléu situado em Agra, homenagem do Imperador  Shah  Jahan a sua esposa favorita, que morreu ao dar a luz ao 14º filho.


Se interessar conhecer mais sobre essas emuitas outras MARAVILHAS, clique AQUI.

No Brasil, existem 18 itens tombados e considerados Patrimônios Históricos pela Unesco.

São eles:
* Cidade Histórica de Ouro Preto
* Centro Histórico de Olinda (PE)
* Plano Piloto de Brasília
* Mata Atlântica (Reservas do Sudeste) - O link não poderia ser outro senão o SOS Mata Atlântica.
* Ruínas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões
* Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Mundialmente, são 830 bens, situados em 138 países. São  644 Patrimônios Culturais, 162 Naturais e 24 são Mistos.

Leia mais sobre os Patrimônios da Humanidade no Brasil AQUI.

Nenhum comentário: