segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Passado e o Futuro dos Telefones de Hotel

Nada pior do que entrar em um apartamento de hotel, até os mais luxuosos, e nos depararmos com isso...Argh!!!



A única palavra para descrever esse aparelho ainda tão tradicional nos nossos hotéis é: Depressão! Isso não é nem mais antigo, é velho mesmo!

Mas as coisas estão mudando. Hoje em dia, o sistema VoIP, várias linhas e designs arrojados estão dominando o mercado de telefonia hoteleira.

Os hotéis mais moderninhos já mudaram a alguns anos o básico: a cor. Começamos a encontrar telefones assim, primeiramente feitos pela Teledex, a principal empresa de telefones para hospitalidade do mundo:


Depois, vimos telefones sem fio se destacando em vários hotéis, mas ainda eram de curta distância. 
Felizmente, a tecnologia evolui rápido e já encontramos telefones menores, sem fio, que o hóspede pode levar consigo, não só dentro do hotel, mas usar como celular enquanto está na cidade. Alguns hotéis aproveitam para oferecer ligações locais gratuitas como mais um amenitie.
Esse modelo já é muito procurado por resorts, por exemplo.

Meses atrás, eu estava em Lima/Peru e gostei de encontrar um telefone parecido com esse em um hotel (e não era o mais luxuoso da cidade). 
É um mix entre teclado e o sistema touch, com todas informações possíveis. Praticamente um Concierge Digital. Ainda estranhei o fio, mas já foi um grande avanço.


Mas nada disso surpreende mais. 
A interatividade deve ser completa. O telefone deve ser somente uma das funções desse aparelho, que agora ganha o status de controle remoto e comunicação, além de estar de acordo com o design do hotel, claro. Ele agora faz parte da decoração e entra como um benefício a mais. Alguns hotéis usam essa tecnologia até como um dos seus principais selling points.

O Avaya Media Guest Hub é um exemplo disso.


A novidade dos HOTEL MEDIA PHONES é o que há de mais moderno hoje em telefonia para hotéis. A novidade fica por conta da interatividade e Skype, ou seja, o hóspede clica no botão "skype" na tela e fala ao telefone sem custo (dentro e fora do hotel, afinal, ele o usará como celular).


Aparelho Multifunção é o novo nome dos telefones de hotel. Escolher opções do cardápio, falar com o Concierge, baixar as cortinas, ligar a TV, regular o ar condicionado, ver opões de restaurantes na cidade, mapas, etc, são só algumas das funções que eles podem realizar.
Pois é, o mundo dos tijolões retangulares beges parace ter acabado. Agradecemos!!

Ah, e não vamos esquecer o telefone do banheiro. Não dá para aceitar eco atrás da conversa. Um filtro digital é importante. 

Quer saber mais sobre o futuro da telefonia em hospitalidade, detalhes técnicos? Clique AQUI. (presentation in English)

Um comentário:

Johny disse...

Muito bom!! Além disso, eu também tenho a sensação de não saber mais como usar o aparelho, quando me deparo com aquele "tijolão beje". Agora... não sei se sou eu quem não sabe usar ou se é o aparelho que está com defeito. Hora de ir para o museu.