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Levantamento
de dados, análise de números, aprovação dos proprietários, adequação ao
posicionamento da marca, cálculos infindáveis e dor de cabeça.
Todo
final de ano é assim. Variando entre entusiasmo e tédio, a essa altura muitos
hoteleiros já estão pensando como cortar custos, onde seu dinheiro deve ser
gasto e como ganhar mais no ano que vem.
Com
um estudo prévio sobre tendências e oportunidades, seu trabalho será mais leve
e suas decisões muito mais assertivas.
Para
deixar esse período menos estressante, seguem alguns conselhos que podem
ajudá-lo a planejar um 2013 lucrativo:
1) Mídias Sociais (“So” – Social)
Sim,
elas vieram para ficar!
Engajar-se
nas mídias sociais pode até mesmo ajudar o seu ranking de busca orgânica. O
Google já avisou que está começando a impulsionar rankings de hotéis. Aqueles
com pouca ou nenhuma presença nas redes sociais vão começar a cair lentamente.
Incorpore
anúncios pagos também. Anúncios no Facebook, por exemplo, são muito baratos,
simples e uma ótima maneira de atingir pessoas com interesse pelo seu hotel,
destino ou estilo.
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em Redes Sociais: 15%
2) Busca Local ("Lo" – Local Search)
Por
que busca local é importante? É só pensar em como você pesquisa normalmente na
internet. Se está indo para Porto Alegre (só para lembrar minha linda cidade
natal), provavelmente vai digitar algo parecido com “Hotel Porto Alegre”.
Se
já aterrissou, talvez faça uma busca no Google Maps ou Yelp (que localiza
estabelecimentos comerciais através do GPS). Ambos são considerados pesquisas
locais.
Você
precisa aperfeiçoar essa busca. Para isso, precisa se manter atualizado, pois é
uma estratégia que está sempre em evolução e precisa de atenção constante.
O
ideal é ter (ou contratar uma agência digital) um especialista em SEO (Search
Engine Optimization) para lidar com todo
seu marketing de busca.
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em Local Search: 10%
3) Site do Hotel – normal e para
smartphone ("Mo" - Hotel Website & Mobile
Site)
O
foco principal do seu budget de marketing se resume em somente um objetivo: direcionar reservas para o seu site
(seja ele da sua marca, independente, ou os dois).
Além
disso, é essencial a criação de um site amigável para smartphones.
Dê
uma olhada nos sites da concorrência. Se o seu site tem mais de 3 a 5 anos de
idade, há uma grande chance de sua concorrência estar roubando muitas das suas
reservas, pelo simples fato de ter uma homepage
esteticamente mais agradável, mesmo seu produto sendo melhor.
Se o
seu site está poluído com muitas informações, é difícil de navegar ou faltam imagens
atraentes ou atualizadas, pode ser hora de uma reformulação completa. Nem pense
duas vezes: essa deve se tornar sua prioridade.
Lembre-se
que os sites com maior taxa de conversão são fortemente baseados em imagens
incríveis e são fáceis de navegar.
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing no seu Site (normal e para
smartphones): 20%
Fonte:
www.attaindesigng.co.uk
4) Fotografia
Utilize
as mesmas regras do site. Se suas fotos tem de 3 a 5 anos de idade, contrate um
fotógrafo experiente (sob recomendações), exija fotos trabalhadas, se possível
com produção, e renove seu banco de imagens.
Lembre-se
que elas devem atender o mercado publicitário e jornalístico, além de estarem
totalmente alinhadas com seu posicionamento de marca.
O
que mais ouço dos hoteleiros é: “A
renovação ficou ótima, mas ainda não temos fotos novas”.
Imagens
podem transformar internautas em hóspedes rapidamente. Se você não sabe por que
a taxa de conversão do seu site está baixa, tente atualizar as fotos. Um teste
feito com um hotel nos EUA aumentou sua conversão de 5% para 12% após a mudança
das imagens.
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em Fotografia: 15%
5) Anúncios Pagos
De
acordo com Jennifer Dewey, Consultora americana e especialista no assunto, os
hotéis não devem nem pensar em retirar seus investimentos das pesquisas pagas
no Google e nas OTAs (Online Travel Agencies).
Essa
ainda é a forma mais rápida de se ganhar exposição.
Não
é raro hotéis comprarem palavras referentes à busca dos seus concorrentes.
Encontrar as palavras-chave corretas é vital.
Google,
Expedia, Facebook são algumas sugestões. Além de customizáveis, são fontes
mensuráveis de ROI (retorno sobre investimento).
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em Anúncios pagos: 10%
6) Search Engine Optimization (SEO)
Se
você está orgulhoso por seu site ter sido construído com base em SEO, volte ao
trabalho. Isso não garante que seu ranking vai resistir por muito tempo.
Só
em 2011, o Google mudou seu algoritmo mais de 500 vezes. Como consequência, os
resultados de pesquisa se tornaram mais relevantes e valiosos.
Novamente,
um especialista em SEO é essencial para manter e ganhar exposição em vários
motores de busca.
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em SEO: 20%
7) Gestão da Reputação
De
acordo com o RateTiger, 33% dos internautas mudam sua escolha de hotel com base
em comentários.
Gerenciar
o Tripavisor, varredura periódica, responder comentários, incentivar hóspedes a
postar comentários quando a experiência for positiva, tudo faz parte da gestão
da reputação online.
Obrigação
para 2013!
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em Gestão da Reputação: 5%
8)
Manutenção
Tudo
está evoluindo muito rápido, a internet muda todos os dias, a maneira como as
pessoas consomem também. Portanto, o conteúdo no seu site, nas redes sociais e
seu conhecimento também deve evoluir. E rápido!
Recomendação
de investimento do seu budget de marketing em manutenção: 5%
Em
resumo, as Recomendações para seu Bugdet 2013 são:
Planejamento
é fundamental nessa hora. Portanto, deixe a preguiça de lado, entre de cabeça nos
números e tendências de mercado, tornando seu 2013 mais tranquilo e lucrativo!
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