Esse meu artigo também foi publicado no Hôtelier News. Leia AQUI.
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"E esses colaboradores bem vestidos, super articulados, que não usam uniformes, almoçam com clientes no restaurante do hotel e ainda viajam o tempo todo? Não sei quem são ou o que fazem, mas devem ser importantes..."
Quando respondi ao Mensageiro, há muitos anos atrás, que eram os vendedores do hotel, a situação piorou:
"- Vendedores? Que boa vida, hein? Não fazem nada e ainda ganham muito..."
"- Vendedores? Que boa vida, hein? Não fazem nada e ainda ganham muito..."
Hoje em dia, com a profissionalização da hotelaria, é cada vez mais raro ouvirmos esse tipo de comentário. É muito bom ouvir estudantes e profissionais de diversas áreas de um hotel com vontade de ingressar no Departamento de Vendas.
Na verdade, a habilidade de vendedor é uma das características mais importantes de qualquer profissional. Para ser bem sucedido, precisamos vender nossas competências para um gestor, influenciar equipes para seguirem o plano de ação, convencer investidores e clientes sobre nossos produtos e serviços, etc.
Vendas têm um papel de vital importância na sustentabilidade de qualquer empresa. É importante esclarecer que vendas faz parte da estratégica de Marketing. Não é mais possível aceitar essas duas áreas trabalhando separadamente.
O livro Gestão de Vendas, da FGV Management, afirma: "Largar na frente, agregar valor, promover diferenciais competitivos, inovar continuamente são estratégias de marketing que devem ser colocadas em prática pela gestão de vendas. É o encontro do planejar/pensar com o executar/fazer."
Vendas têm um papel de vital importância na sustentabilidade de qualquer empresa. É importante esclarecer que vendas faz parte da estratégica de Marketing. Não é mais possível aceitar essas duas áreas trabalhando separadamente.
O livro Gestão de Vendas, da FGV Management, afirma: "Largar na frente, agregar valor, promover diferenciais competitivos, inovar continuamente são estratégias de marketing que devem ser colocadas em prática pela gestão de vendas. É o encontro do planejar/pensar com o executar/fazer."
Criar vínculos de longo prazo, para que compradores tornem-se clientes e depois defensores da marca, é o grande diferencial das vendas atuais. Relacionamento é o maior valor de um hotel.
Em recente palestra de Jack Welch, ex-CEO e Chairman da GE e considerado o CEO mais admirado dos últimos 20 anos pela Revista Chief Executive, na ExpoManagement, ouvi uma das mais coerentes frases que define o real objetivo de todo vendedor: "Torne seu cliente mais competitivo. Transforme-o em um vencedor!" Isso define o conceito, já muito difundido, do foco do cliente e não mais no cliente.
O papel de Consultor de Vendas já ganhou notoriedade, mas, na prática, ainda são poucos os vendedores que realmente estão comprometidos com o negócio como um todo, e entendem que as vendas são uma consequência do crescimento do cliente.
Com o maior conhecimento e exigência por parte dos clientes, o profissional de vendas hoteleiro deve estar cada vez mais capacitado. Muitos se vangloriam da competência de serem negociadores, mas ainda vivem na era do volume. Não que volume seja desprezível, mas é sabido que pensamento de curto prazo (só para bater a meta do mês) e preços baixos não garantem a fidelização do cliente.
A melhor mensuração é aquela onde os vendedores são avaliados por volume e diária média (por cliente). Ou seja, é possível saber se aquele vendedor vende muito só porque vende preços baixos em comparação com a Estrela de Vendas, que vende muito e vende alto.
E entenda-se por estrela de vendas aquele que sabe transformar preço em valor, agregando à oferta algo que os concorrentes não possuem. E, se conseguir manter essa exclusividade tempo o suficiente para trazer lucro significativo, entramos na situação ideal de sustentabilidade.
E entenda-se por estrela de vendas aquele que sabe transformar preço em valor, agregando à oferta algo que os concorrentes não possuem. E, se conseguir manter essa exclusividade tempo o suficiente para trazer lucro significativo, entramos na situação ideal de sustentabilidade.
Alguns fatores são vitais para o sucesso de um departamento de vendas hoteleiro:
1) Planejamento de marketing e vendas - analisar ambientes externos e internos, definir objetivos e como alcançá-los, quanto gastar e quem fará o quê. Não esquecendo que o total envolvimento da equipe comercial é vital. Eles é que conhecem o mercado e a expectativa dos clientes a fundo. Incrível, mas ainda existem hotéis onde somente uma pessoa faz o plano. Impossível imaginar a definição da SWOT Analysis (ferramenta para análise de cenário, onde se analisam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio), por exemplo, sem um brainstorm do comitê de direção do hotel.
Também não adianta nada uma ótima formatação, muito estudo e objetivos agressivos, se esse plano ficar dentro da gaveta do gerente geral ou do gerente de Vendas, acumulando poeira. O sucesso de um plano estratégico está, em grande parte, na execução. Portanto, todos os vendedores devem conhecer e trabalhar alinhados com o plano.
Não esqueça de criá-lo com a possibilidade de ser flexível, transparente e realista. Incluir três possibilidades de cenários (pessimista, realista e otimista) é uma boa opção.
2) Formação da Equipe Comercial - Muito interessante a teoria de Marcus Buckingham, autor do livro First, Break All the Rules (Primeiro, Quebre Todas as Regras). Aliás, recomendo-o para todo gestor de vendas. Ele pergunta: "quem você contrataria: uma pessoa independente, que não trabalha bem em equipe e produz muito ou uma pessoa agradável, que trabalha muito bem em equipe e produz metade do que o outro?" E ele responde: 'sem dúvida, o primeiro candidato. O gerente/diretor de vendas é que deve ser bom o suficiente para saber gerenciá-lo. Pessoas talentosas precisam de grandes gestores".
Também não adianta nada uma ótima formatação, muito estudo e objetivos agressivos, se esse plano ficar dentro da gaveta do gerente geral ou do gerente de Vendas, acumulando poeira. O sucesso de um plano estratégico está, em grande parte, na execução. Portanto, todos os vendedores devem conhecer e trabalhar alinhados com o plano.
Não esqueça de criá-lo com a possibilidade de ser flexível, transparente e realista. Incluir três possibilidades de cenários (pessimista, realista e otimista) é uma boa opção.
2) Formação da Equipe Comercial - Muito interessante a teoria de Marcus Buckingham, autor do livro First, Break All the Rules (Primeiro, Quebre Todas as Regras). Aliás, recomendo-o para todo gestor de vendas. Ele pergunta: "quem você contrataria: uma pessoa independente, que não trabalha bem em equipe e produz muito ou uma pessoa agradável, que trabalha muito bem em equipe e produz metade do que o outro?" E ele responde: 'sem dúvida, o primeiro candidato. O gerente/diretor de vendas é que deve ser bom o suficiente para saber gerenciá-lo. Pessoas talentosas precisam de grandes gestores".
Se pararmos para pensar, ainda tomamos muitas decisões, na formação da equipe comercial, com base no perfil do segundo candidato. Não estou dizendo que essa postura está 100% errada, mas é importante levantar a questão de quanto tempo mantemos pessoas de baixa performance nas equipes de vendas somente porque são queridas por todos?
Pare pra pensar quanto tempo é gasto com essas pessoas? "Os melhores gerentes passam a maior parte do tempo com seus melhores profissionais", complementa Buckingham. Em resumo, defendo uma gestão com coaching apropriado, investindo e reconhecendo as estrelas de vendas, sem gastar rios de dinheiro em treinamentos tentando minimizar os pontos fracos de outros. Quem sabe, um dia, sua equipe seja composta somente por talentos? Só não esqueça de, antes, contratar um excelente gerente. Afinal, se seu gerente/diretor de vendas quer pessoas fáceis de gerenciar, repense a posição dele e não a da equipe.
3) Suporte do gerente geral - O vendedor deve ser visto como parte integrante e crítica da estratégia de comunicação do hotel.
Caro gerente geral:
- Você tem feito visitas com sua equipe comercial, nem que seja nos seus Top Clients?
- Você participa do processo de seleção da sua equipe comercial?
- Você tem recompensado e reconhecido suas estrelas de vendas para não perdê-los?
- Você tem estudado sobre Distribuição e Revenue Management?
- Você tem visitado a concorrência e estudado o mercado?
- E, principalmente, você (realmente) tem trabalhado no empowerment (dar liberdade, informação e poder para os colaboradores tomarem decisões) da sua força de vendas?
4) Avaliação e Recompensa por Performance - resultados mensuráveis e reconhecimento periódico (financeiro ou na comemoração de pequenos sucessos) são imprescindíveis para a boa performance de um vendedor. Claro que a formalização dessa prática em um plano de incentivo e comissionamento transparente e motivador ajuda no êxito do departamento de vendas.
Quem sabe colocar itens que trabalhem o reconhecimento e retenção de profissionais ao mesmo tempo?
Caro gerente geral:
- Você tem feito visitas com sua equipe comercial, nem que seja nos seus Top Clients?
- Você participa do processo de seleção da sua equipe comercial?
- Você tem recompensado e reconhecido suas estrelas de vendas para não perdê-los?
- Você tem estudado sobre Distribuição e Revenue Management?
- Você tem visitado a concorrência e estudado o mercado?
- E, principalmente, você (realmente) tem trabalhado no empowerment (dar liberdade, informação e poder para os colaboradores tomarem decisões) da sua força de vendas?
4) Avaliação e Recompensa por Performance - resultados mensuráveis e reconhecimento periódico (financeiro ou na comemoração de pequenos sucessos) são imprescindíveis para a boa performance de um vendedor. Claro que a formalização dessa prática em um plano de incentivo e comissionamento transparente e motivador ajuda no êxito do departamento de vendas.
Quem sabe colocar itens que trabalhem o reconhecimento e retenção de profissionais ao mesmo tempo?
5) "Quem vende não cobra" - Aviso aos departamentos financeiros que adoram pedir para o vendedor voltar no cliente para cobrar pendências financeiras. Ele até pode passar o contato, mas sua imagem deve ser preservada sempre.
6) ROI (return over investment, ou, retorno sobre investimento) de Vendas - não importa o tamanho do seu hotel, você deve conseguir mensurar resultados de vendas. Se ainda não tem as ferramentas necessárias para isso, invista urgentemente em tecnologia. Mas não pare por aí. Saiba o quanto custa toda a estrutura comercial x retorno para o hotel. Com um percentual razoável, nunca o departamento de vendas poderá ser contestado.
Vendedor, isso também se aplica a você: todo profissional de vendas deve saber seu valor: quanto custa versus quanto dá de retorno financeiro para a empresa. Agora, antes de tudo, trabalhe sua carreira para ser um grande vendedor. Nada menos que isso!
(Legenda da foto: "Ajude seu time de vendas. Passe menos tempo fazendo relatórios e mais tempo vendendo."
Algumas características interessantes para serem desenvolvidas:
1)Auto motivação - Atitude de vencedor é essencial. Só não confunda auto-estima com arrogância.
2)Organização - em tudo, mas com o seu tempo, é essencial.
3)Aprender sempre - Não pare de estudar nunca e leia, de tudo e muito. Use o poder da internet a seu favor. No mínimo, assine três newsletters online gratuitas. Não esqueça que, a única coisa que realmente temos, é o que sabemos.
4)Voltado para o cliente - Ter como primeiro objetivo a solução do problema do cliente e não tentar vender algo o tempo todo. As vendas virão na sequência. Acredite!
5)Adaptação - Saber adaptar o estilo de comunicação de acordo com o cliente.
6)Orientação para resultados - No final, o que conta mesmo é o quanto de retorno que você traz para a empresa. Saiba sempre o seu ROI. Sinta-se como o dono do negócio. Isso se chama espírito de empreendedor.
7)Comprometa-se com Revenue Management. Estude, entenda e aplique!
8)Saber ouvir com empatia - Difícil! Não é para qualquer um, mas um exercício diário que precisamos praticar insistentemente. Não esqueça que o poder está na mão de quem pergunta.
9)Integridade - Depois de algum tempo no mercado, só o que você tem é sua imagem. Cuide dela!
E a competência mais importante atualmente:
10)Inteligência Emocional - capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada. Por exemplo: demonstrar controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia.
Mãos à obra! Torne-se uma estrela de vendas e aproveite seu bônus!
7 comentários:
minha grande mestre Otto, não sabia de seu blog, fico feliz em poder compartilhar suas ideias, afinal vc foi e tem sido fundamental em minha carreira profisisonal hoteleira. Sucesso!
Oi Thiago,
Bom saber que passas sempre aqui pelo blog. Esse tipo de feedback me dá a certeza que o caminho está certo! Grande abraço e sucesso sempre!
Gabriela
Prezada Gabriela:
Descobri seu Blog pelo artigo que voce publicou no Hotelier News de ontem..e aqui estou lendo os posts .Estava pensando em comentar todos.. mas este foi o que mexeu mais comigo, pois me faz lembrar de onde venho e para onde quero ir. Não tenho mais 30 anos , mas quero sempre aprender. Agradeço por me fazer ver que não devo desistir apesar do vento contrário. Um abraço Susana
Olá Susy,
Sempre encontraremos "ventos contrários" durante a trajetória profissional. Como tudo que é inevitável na vida, nossa atitude perante esses momentos é que vai definir a dimensão que eles tomarão.
A velha história de vermos o copo "mais cheio", mesmo estando pela metade...
Fico feliz em ter passado uma mensagem positiva.
Obs.: Fique a vontade para comentar quantos posts quiser. Responderei todos!
Um abraço,
Gabriela
Mais um email com comentários sobre o artigo postado no Hôtelier que tomei a liberdade de transcrever aqui. Obrigada,
Gabriela
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Para
Gabriela Otto
Bom Dia!
Primeiramente desejo um 2010 de realizações, pois sucesso é sua marca. Tenho acompanhado artigos do Hôtelier e todas as vezes que leio depoimentos inteligentes faço questão de manifestar minha opinião. Estou no segmento hoteleiro a 10 anos e acredite já vi e ouvi absurdos sobre departamento comercial. Fico lisonjeada por você ser mulher e competente.
Parabéns sei que você é um ser humano incrível
abraços
Rosemary Westphal
Outro email super legal sobre o artigo acima. (Sempre posto somente a parte que aborda o assunto do artigo).
Obrigada,
GABRIELA OTTO
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Sra. Gabriela Otto, Boa Tarde
Espero que leia minha mensagem!!!!
Tenho como costume acessar o Hôtelier News e Panrotas para atualizar meu dia , antes de visitar meus clientes, que são agências de Turismo, agências corporativas bem como empresas . Resolvi hoje procurar algo a mais no Hôtelier e na busca achei seu artigo referente ao vendendo e simplesmente, não consegui mais para de ler.....
Incrível! Adorei tudo que menciona nele! Faz muito sentido.
É muito difícil hoje com a concorrência agressiva criar um vinculo com o cliente para que ele passe a ser nosso parceiro e quando isso acontece na maioria das vezes o Hotel/Empresa não valoriza a equipe que mantém as vendas ! O por que ? Não entendo? Desmotiva muito essa falta de “ interesse” as redes querem ganhar e esquecem de manter para sempre ganhar!!!
Sei que existe redes que não são bem assim....e o problema nem sempre é a rede em si , é o Gerente que esta por trás dela.
Bom o intuito deste foi parabenizar um artigo tão interessante e delicioso como este!!!
Foi um prazer!
Estou sempre correndo atrás de ser uma Estrela de Vendas!!!
Abraços,
Renata Arduini
Mais um email sobre o artigo.
Obrigada,
GABRIELA OTTO
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Gabriela, bom dia!
Parabéns mais uma vez, vc resumiu os principais pontos de um profissional de vendas com dicas excelentes!
Abraços.
Fabiana Conde
Gerente Regional de Vendas
Atlantica Hotels International
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