segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Luxury Travel Trends for 2010

Esse meu artigo também foi publicado no LuxuryLab (antigo Mercado de Luxo Contemporâneo). Leia AQUI.
================

O mercado de viagens de luxo em 2010 promete continuar surpreendendo.

Por ter sofrido um impacto menor do que o restante do mercado de turismo, as viagens de luxo manterão a idéia de que vale a pena pagar um pouco mais por uma experiência extraordinária. O valor agregado oferecido a esses viajantes ainda garante sua fidelidade. Entretanto, a exigência por viagens ainda mais personalizadas será ainda maior.

Juliet Kinsman, Editora Chefe do site Ms. & Mr. Smith, comenta: “As pessoas estão determinadas a viajar, mas estão escolhendo como e onde vão gastar seu dinheiro com muito mais cuidado.”

Alguns itens podem integrar o mundo desses viajantes nesse ano, mas é certo que “valor” continua sendo chave para quem não abre mão de viajar com muito estilo.

Algumas novidades que podem ocorrer em 2010 são:

• Busca online mais criativa e com bons pacotes disponíveis.

• Exploração de novos destinos que ofereçam vantagens de câmbio.

• Associação a clubes de viagens para pacotes e descontos exclusivos.

Safáris, cruzeiros, passeios culturais e históricos, cursos exclusivos de culinária ou tour em carros de corrida são pedidos cada vez mais comuns nas exclusivas agências que atendem esse público.

Quanto ao design dos hotéis, muitos viajantes de luxo festejam o fim da Era Starck (renomado designer Philippe Starck) e dão as boas vindas a um novo estilo (chamado “granny-chic), que se caracteriza por ser super confortável, com ares de casa aconchegante, e toques “fashion” por todo lado.

Os destinos Europeus mais solicitados no ano serão: Sardenha, Croácia e um interesse renovado por alguns já favoritos como Ibiza, Provença e Mykonos. Para viagens de aventura, os exóticos Equador, Tanzânia, Belize e a capital da aventura, Nova Zelândia, estarão no topo das solicitações.

Além disso, as “eco-luxury travels” estão, definitivamente, consolidando seu espaço dento do mercado de viagens de luxo. 2010 verá a exaltação do conforto, elegância e sustentabilidade nos hotéis de alto padrão. Viagens “verdes” proporcionarão experiências com muita aventura e consciência ambiental e social.


Abaixo seguem as 10 principais tendências das viagens de luxo para 2010:

1.Casas luxuosas para o final de semana.

Voltar ao tradicional e alugar uma casa para o feriado, cozinhar aquele prato especial para a família e curtir a praia ou as montanhas em um ambiente super aconchegante, proporcionará grande qualidade de vida e celebração da vida em família.

2. Boutique “Bed & Breakfasts”

Hospedagem em casa de família, mas com todo o conforto e experiência dos “nativos” do local, pode proporcionar experiências únicas.

3. Upscale all inclusive

Dinheiro é um problema para as pessoas, mesmo no mercado de luxo. A idéia, então, é agregar o maior valor possível às viagens e não expor o valor de cada tour ou diária de hotel separadamente. A compra de pacotes “upscale” crescerá, mas a qualidade dos serviços se manterão.

4. Eco luxe

Os hotéis estão cada vez mais auto-suficientes e os viajantes de luxo mais exigentes em relação à consciência ambiental dos empreendimentos. Desenvolvimento sustentável será, cada vez mais, fator importante na decisão por um hotel.

5. Aliando negócios e lazer

As chamadas “bleisure trips” (business and leisure) estão crescendo. Pessoas que viajam muito a trabalho levarão suas esposas nas viagens e alongando o final de semana, por exemplo.

6. Aventuras Latinas

A América Latina é o foco “emergente” do turismo de luxo atual. Não é a toa que vários hotéis e pousadas super exclusivas estão cada vez mais conhecidas nos mercados internacionais. Exemplos: Francis Ford Coppola’s Blancaneaux Lodge em Belize, Haciendas luxury hotel em Yucatan (México). No Brasil, a Pousada Maravilha em Fernando de Noronha e a Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina.

7. Viagens de Trem

Viajar pela Europa significa mais divertimento e conforto, principalmente agora com os trens de alta velocidade que ligam Espanha à Itália.

8. Flashpacking

Backpacking comum um alto orçamento e muito mais estilo. Viajantes acostumados com hotéis de luxo vão procurar, cada vez mais, por experiências alternativas, mas sem abrir mão do conforto. Exemplo: um acampamento Safari no deserto australiano.

9. Granny chic

Adeus ao estilo minimalista (“look don´t touch”) e bem-vinda a decoração aconchegante e confortável do estilo “home”. Exemplo: Dean Street Townhouse em Londres.

10. Hotéis celebram a família

Mesmo dentro de centros urbanos, o melhor que os hotéis têm a fazer é, no mínimo, preparar o concierge para oferecerem tours para a família e equipar muito bem seu “Kids Club”

Para organizar suas férias no mais alto estilo e ter acesso a lugares e hotéis surpreendentes, seguem alguns sites de viagens super customizados:
 

Boa viagem e ótimas experiências em 2010!!!

Nenhum comentário: