quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Hotelaria e o Marketing 3.0


Esse meu artigo também foi publicado no Hôtelier News. Leia AQUI.
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Ao longo dos anos, o marketing evoluiu através de três fases: 1.0,2.0 e 3.0.

* Marketing 1.0 = Marketing RACIONAL - Foco nos produtos
Motivadores: Tecnologia de produção durante a Revolução Industrial.
Objetivo: Transação. Como fechar uma venda.
Para entender essa fase é só lembrarmos a famosa frase de Henry Ford e o primeiro modelo de carro da Ford chamado T: "O cliente pode ter seu carro da cor que quiser, desde que seja preto."
A ideia era padronizar e ampliar a produção para que fosse possívelbaixar preços e deixar o produto mais acessível, ganhando em volume de vendas.

Incrivelmente, o Marketing 1.0 ainda está presente na estratégia de muitos hotéis. Mesmo sendo o 'custo baixo, preço baixo' um posicionamento de mercado, no momento em que a indústria hoteleira não se entende como commodity, é importante criar diferenciais e se conectar com o cliente para conseguir manter seu negócio.

* Marketing 2.0 = Marketing EMOCIONAL - Foco nos clientes
Motivadores: Tecnologia da informação e Internet.
Objetivo: Relacionamento orientado. Como manter o cliente voltar e comprar mais.
A tecnologia da informação toma um espaço importante na estratégia. Os consumidores de hoje estão bem informados e podem facilmente comparar hotéis antes de tomarem qualquer decisão. O valor do produto é definido pelo consumidor. Os hotéis devem segmentar mercado e desenvolver diferenciais para atender as diferentes expectativas e preferências. Para atender as mais variadas necessidades e desejos, os hotéis devem se conectar com a mente e coração do consumidor.
Leia mais sobre marketing emocional no meu artigo anterior: Seu hotel vende emoção?

* Marketing 3.0 = Marketing ESPIRITUAL - Foco nos valores
Motivadores: Globalização, computadores e internet de baixo custo, telefones móveis, redes sociais e mídia colaborativa.
Objetivo: Comunicação. Convidar os consumidores a participar no desenvolvimento da empresa e de seus produtos e serviços.
Em seu último livro, intitulado Marketing 3.0, Philip Kotler determina que as pessoas não devam mais ser tratadas como simples consumidores, mas como seres humanos, com mentes, corações e espíritos.

Diferente do marketing 1.0 e 2.0, que trataram de como produtos e serviços podem servir aos clientes, o Marketing 3.0 é sobre como uma marca entra em contato com o espírito humano de seus clientes que, atualmente, deseja que ela assuma a sua parte de responsabilidade social para as questões que dizem respeito a todos, como meio ambiente, fome, pobreza, direitos humanos, saúde e bem-estar, por exemplo.

Veja uma tabela explicativa sobre a evolução do Marketing:
Como seu hotel pode se preparar para essa nova era?

* Trabalhar estrategicamente com redes sociais e mídias interativas - Torne seu hotel mais expressivo. A influência que a publicidade tem em moldar o comportamento de compra diminui a cada dia. Como a mídia social é de baixo custo e livre de preconceitos, ele vai ser o futuro da comunicação de marketing. Hoje os hotéis já não têm total controle sobre sua marca, pois eles já estão competindo com o poder coletivo dos consumidores. É preciso agora colaborar com seus clientes e, colaboração, inicia quando o hotel ouve o hóspede, compreende sua mente e captura seus insights de mercado. Uma colaboração mais avançada ocorre quando os próprios hóspedes desempenham um papel fundamental na criação de valor através da co-criação de produtos e serviços.

* Engajar os stakeholders - marketing colaborativo é o primeiro elemento do Marketing 3.0. 'Mudar o mundo' é uma meta impossível de ser conquistada sozinho. O hotel deve trabalhar interligado e em parceria com seus acionistas, intermediários, associações de classe, fornecedores, empregados, consumidores, entre outros. Marketing 3.0 é uma colaboração de entidades empresariais com valores e desejos semelhantes.

(imagem: estrategia.com.br)

* Investir em responsabilidade sócio ambiental - Uma pesquisa mundial revelou que 85% dos consumidores preferem as marcas socialmente responsáveis. 70% disseram que pagariam mais por elas e mais de 50% declararam as recomendariam para os amigos. Mas a realidade brasileira ainda é diferente. A revista Época Negócios publicou em maio desse ano uma pesquisa da TNS Research Internacional, que revelou que apenas 7,1% dos consumidores brasileiros se enquadram no consumo ético. Além disso, 49% afirmaram que as questões socioambientais estão fora do seu dia a dia.


(imagem: sebrae.blogspot.com)

Mas não ache que esses números eximem seu hotel de abraçar um trabalho sócio ambiental no Brasil. Alguns RFPs (contratos corporativos) internacionais já trazem cláusulas específicas sobre o assunto. E, mesmo que seus hóspedes sejam 100% nacionais, lembre-se que essa conscientização é uma questão de tempo. Então, saia na frente e, quem sabe, crie seu diferencial com base na sustentabilidade.
Em resumo, se analisarmos a fundo a indústria hoteleira, ainda vivemos presos ao passado. O hóspede ainda não é visto como um ser humano multidimensional, complexo, ativo, engajado, informado, criativo e com uma capacidade incrível de conexão com os outros.
E seu hotel? Quão "espiritualizado" está seu marketing?
- O que seu hotel está fazendo para contribuir para uma sociedade melhor?
- Como você costuma comunicar isso aos seus clientes?
- Aliás, você se comunica com seus clientes?
- A imagem do seu hotel é transparente e ética no mercado?
- Você costuma ouvir e interagir com seus clientes através dos canais de comunicação que eles quiserem?
- Seu projeto social e/ou ambiental é consistente e relevante? O mercado sabe?

(foto: eventos.juventudeempreendedora.org)

Descobriu que seu hotel está recém começando (ou tentando) a trabalhar com Marketing 2.0? Não se preocupe. A maioria da sua concorrência está na mesma fase.

Grandes empreendedores enxergam e trabalham pensando no amanhã. Portanto, não deixe que isso o impeça de se preparar para o futuro. Amplie a visão, defina a contribuição do seu hotel para a sociedade e desfrute da longevidade do seu negócio.

4 comentários:

Julia Teixeira disse...

Como sempre uma leitura excelente!
Pena que muitos hotéis no Brasil, principalmente os que não são de redes internacionais não têem essa visão de que se atualizar em suas estratégias de marketing é fundamental para seu posicionamento. Mas o Marketing 2.0 ainda funciona muito bem na hotelaria e nunca poderá ser substituído e sim agregado a novas tendências. Quem se adapta primeiro sai na frente!

gabi otto disse...

Oi Júlio,
Que bom ver você por aqui!
Com certeza o Marketing Sensorial (2.0) é fundamental na hotelaria e não será substituído pelo 3.0. Entretanto, um vez para complementar o outro. Estás certíssim. Quem sair na frente, ganhará diferenciação no mercado!
Abraço e volte sempre!
Gabriela

Olivier Soares (QuickWin Solutions) disse...

Olá Gabriela,

Gostei do Post ! Deviamos manter contacto, visto partilharmos interesses em comum. Você ai no Brasil e eu em Portugal :=)Se tiver curiosidade, pode ver meu site tb em www.quickwinsolutions.com ou no facebook.com/turismo2.0

Abraços turísticos daqui de Portugal,

Olivier P. Soares

gabi otto disse...

Olá Oliver,
Obrigada pela sua mensagem. Acompanho o Turismo 2.0 no Facebook e gosto muito dos posts.
Vamos manter contato sim!
Um abraço "hoteleiro" daqui do Brasil,
Gabriela