sábado, 31 de maio de 2008

Comprando pela Internet

A Revista Consumidor Moderno publicou em 19/05/2008 a pesquisa: “A internet e as decisões de compra do consumidor”, divulgada pela Pew Internet and American Life Project, empresa norte-americana de inteligência de mercado.

A conclusão é que a internet desempenha um papel importante na maneira como os americanos conduzem pesquisas de compras, mas é apenas uma dentre a variedade de fontes de informação que utilizam com o mesmo objetivo.

As decisões de compras dos consumidores passa primeiro por uma breve investigação do produto.

Dos que compraram CDs musicais no ano passado:
- 83% foram influenciados por música ouvida no rádio, na televisão ou em um filme.
- 6% foram influenciados por amigos, familiares ou companheiros de trabalho.
- 56% encontraram na internet, em locais como websites de uma banda, artista ou baixando amostras em seus computadores.

Já quem adquiriu um celular no período:
- 59% pediram conselho a um vendedor
- 46% pesquisaram em diversas lojas
- 39% utilizaram a internet
A conclusão é que a internet desempenha um papel importante na maneira como os americanos conduzem pesquisas de compras, mas é apenas uma dentre a variedade de fontes de informação que utilizam com o mesmo objetivo. Agora passar da pesquisa para a compra propriamente dita, ainda existe um caminho a percorrer.

E no Brasil?
No Brasil, o comércio eletrônico ainda se encontra em fase inicial de desenvolvimento, principalmente se comparado a países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra.
O que não falta: oportunidades de crescimento no mercado interno, tecnologia e espírito empreendedor.
De acordo com a pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet , o percentual de companhias que realizou vendas via internet foi de 52%.
30,9% do total do faturamento registrado entre agosto e novembro de 2007 já é proveniente de pedidos recebidos via internet.
Porque ainda não está mais desenvolvido:
- 51,2% de empresas informaram ainda não possuir nem um website.
- Somente 6% dos 42,6 milhões de usuários que utilizaram a rede nos últimos três meses afirmaram ter realizado compras via internet.
- Entre os 51 milhões de pessoas que usaram a internet pelo menos uma vez na vida, 86% nunca experimentaram adquirir algum bem ou serviço através da rede.

MOTIVOS:
- Falta de interesse e/ou necessidade (43,5%)
- Preferência por realizar compras pessoalmente e conferir o produto (39,2%)
- Preocupações com segurança (19,9%)
- Falta de confiança no produto que irá receber (16,7%).
Ao mesmo tempo, entre aqueles que efetuaram transações pela rede, somente 9,2% informaram ter vivido algum tipo de problema.

E em Hotelaria?
A internet vem desbancando os canais tradicionais. 3 oportunidades únicas:
1 -Maior amplitude, atingindo mercados globais e aumentando receita.
2 - Redução de custos, evitando comissões, taxas de transações, etc, se comparada com GDS e centrais de reservas, por exemplo.
3 - Mais e melhor informação para os clientes.
Claro que ainda existem problemas, mas o futuro está indo nesta direção, mas o futuro já é agora e os hotéis têm que se adaptar.
Mais infos, acesse o Artigo da Cornell University (inglês).
Dica: Acesse AQUI e veja como comprar pela internet!
Postar um comentário