quarta-feira, 7 de maio de 2008

Slogans


Um slogan perfeito deve:

1) Ser memorável (capacidade de ser lembrado).
Exemplos: "Coca cola é isso aí!" e "Meu Deus, minha Guinness!"
2) Incluir um benefício-chave.
Exemplos: Holiday Inn - "Satisfazendo as pessoas no mundo todo." e Mercedes Benz - "Projetado como nenhum outro carro no mundo."
3) Diferenciar a marca.
Exemplos: Timex - "Feche a correspondência e marque o tempo" e "A Heineken refresca as partes que as outras cervejas não alcançam"
4) Lembrar o nome da marca (Dica: fazer rima com o nome da marca)
5) Transmitir sentimentos positivos sobre a marca.
Exemplo: "Dirija uma vez e se apaixone para sempre"
6) Não deve ser utilizável por um concorrente.
Exemplo: Bishop's Nissan - "Simplesmente o melhor".
7) Ser estratégico
Exemplo: Glaxo Smithkline - "A doença não tem inimigo pior".
8) Tentar estar na moda (1 ou, máximo, 3 palavras)
Exemplos: United Airlines - "Subindo" (porque estava em baixa) e IBM: "Pense"(claramente roubado pela Apple com o "Pense diferente").
Exemplos: Air France - "Nova. Rápida. Eficiente" e Chevrolet - "Olhe para ele. Experimente-o. Compre-o".

Aqui você poderá ver vários exemplos de slogans (em inglês).
Aqui você encontrará milhares slogans brasileiros. Você tem boa memória?
Para completar, recomendo este vídeo excelente ("Sticky Slogans") sobre slogans do Al Ries. Ele fala sobre aqueles slogans que marcam a mente do consumidor e porque isso acontece.
Prestando mais atenção, fica claro que "posicionamento de marca" está permeando todo seu discurso.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre AL RIES.
E você? Qual seria seu slogan?
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