quarta-feira, 23 de março de 2011

O que o Facebook pode fazer pelo seu Hotel?

Esse meu artigo foi publicado no Hôtelier News. Leia AQUI.
=========================

Ao invés de começar o artigo falando sobre a história do Facebook, sugiro o filme “A Rede Social”, para que conheça a história desse fenômeno digital e ainda assista a uma produção que levou 3 Oscars e 4 Globos de Ouro.
Em resumo, Facebook é uma rede social lançada em 4 de Fevereiro de 2004, fundada por ex-estudantes de Harvard.
O gênio criativo por trás de tudo é Mark Zuckerberg, um jovem de 26 anos, que foi considerado a “Pessoa do Ano” pela Revista Time em 2010.

Fonte: www.time.com

Atualmente, o Facebook:
·         Possui mais de 500 milhões de usuários ativos (bateu essa marca em 2010).
·         Mais de 200 milhões acessam o site através de “smartphones”.
·         Em Março de 2010, o Facebook passou o Google e ficou com a maior fatia do mercado americano.
·         Na última estimativa, o Facebook valia 41 bilhões de dólares. Já é a terceira empresa mais valiosa da web, superando o eBay  em valor de mercado, de acordo com a Bloomberg. Mas Google e Amazon que se cuidem!
·         É o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
·         70% dos seus usuários estão fora dos Estados Unidos.
·         42% dos seus usuários tem de 18 à 34 anos, 22% de 13 à 17 anos e, 20%, de 35 à 49 anos.
·         Usuários passam 6 horas e 2 minutos por mês no Facebook e somente 1 hora e 13 minutos no Google.
·         Lançou em 2010 uma plataforma para celulares e promoções baseadas na localização de usuários. Além disso, inaugurou também um sistema de mensagens integradas, que reúne SMS, e-mail e chat em um único lugar.
·         30 bilhões de itens (links, noticias, fotos, vídeos, etc) são compartilhados todos os meses.
·         Já foi traduzido para 70 idiomas.
·         Conta com 1 milhão de programadores que criam softwares na sua plataforma. Já oferece 500.000 programas criados por terceiros.
·         50% dos maiores sites do mundo já se integraram ao Facebook.
·         Estima-se que a receita com publicidade do site foi de 1,4 bilhão de dólares em 2010 e chegará a 2,2 bilhões em 2011.
·         A Microsoft tentou comprar o Facebook ano passado, mas as exigências de Mark Zuckerberg sobre o controle da empresa foram tantas que o negócio ficou inviabilizado.
·         Zuckerberg ainda não tem planos de abrir o capital na bolsa. Detalhe: sua fortuna pessoal é estimada em 4 bilhões de dólares. Número que deve ser multiplicado algumas vezes quando o Facebook abrir o capital. Mas saiba o que ele tem dito sobre isso: “Não estou preocupado com o dinheiro. Por enquanto, quero fazer amigos. Alguns bilhões de amigos.”

E no Brasil?
·         O Orkut ainda predomina no Brasil (principalmente nas classes C e D), mas cresceu somente 30% no último ano. Parece muito se não compararmos ao Facebook, que cresceu incríveis 479%, acima até do Twitter, que registrou aumento de 86% (Fonte: Com Score)
·         Temos 3,8% do share dos usuários do Facebook, o que representa 7,3 milhões de pessoas. E estamos no 19º lugar no ranking mundial. O primeiro país, disparado na frente com 44,1%, é os EUA, seguido por Indonésia, Reino Unido e Turquia.
·         O Vice-Presidente do Google para a América Latina (Alexandre Hohagen) deixou há pouco tempo a empresa para trabalhar no Facebook.
·         E Zuckerberg faz uma previsão para o futuro das redes sociais no Brasil: “Podemos não ser a maior do país, mas acho que estamos a caminho. As pessoas podem estar em outra rede porque os amigos estão lá, mas com o tempo isso vai mudar.”

Fonte: www.time.com
Facebook e os Negócios
Bem, mas o que esse fenômeno digital pode ajudar no seu negócio hoteleiro?
Há alguns anos atrás, especialistas diziam que hotéis deveriam focar em redes sociais mais interativas que o Facebook para investir. Hoje, a coisa mudou. Mas, antes de qualquer coisa, faça algumas perguntas a si mesmo e defina objetivos e prioridades:

1)       Quem estou tentando alcançar? Procure pesquisas sobre usuários do Facebook , veja o que sua concorrência está fazendo e procure referências de hotéis que já utilizam o site com sucesso.
2)        Tenho tempo suficiente para criar uma presença efetiva aqui? Com tantas opções de mídias sociais, é importante não perder o foco. Se você ainda não tem recursos e tempo suficiente para produzir sua página, espere o momento certo.
3)       Como o Facebook se encaixa na minha estratégia mais ampla de internet marketing? Se você conseguir 5.000 fãs o que vai acontecer? Qual sua estratégia à longo prazo?
Resolveu começar?
Primeira coisa é entender que existem 3 maneiras de você se apresentar no Facebook: Personal Profiles (Perfis Pessoais), Groups (Grupos) e Pages. Essa última é para negócios.  Então comece criando uma Fan Page (Página de Fãs).

Estratégias de Sucesso

Assim como qualquer estratégia de marketing, se aplicada de maneira errada, pode lhe trazer desperdício de tempo e dinheiro. Para tanto, seguem algumas dicas de como trabalhar com esse excelente canal de comunicação:

1)       Poste fotos e/ou vídeos. Acredite: nada marca mais na memória das pessoas do que imagens e sons. Imagina o “barulho” (positivo) que você pode causar fazendo uma campanha para as pessoas postarem vídeos e fotos daquele seu evento. Outra dica aqui é marcar “amigos” nas fotos. Normalmente, as pessoas não resistem uma espiada nas fotos de seus amigos.

2)       Poste eventos. Se seu hotel for promover um Baile de Carnaval ou uma Festa de Final de Ano, convide seus fãs para participar – que tal oferecer algum tipo de código de desconto para as pessoas que se inscreverem através do Facebook? Não se esqueça de disponibilizar um álbum de fotos para cada evento.

3)       Reportagens e notícias. Poste notícias que mencionam positivamente seu hotel. Aproveite ao máximo a exposição que a imprensa dá para seu empreendimento.

4)       Crie um grupo no Facebook depois da sua Fan Page estar consolidada. Dessa forma, você oferece um local para a troca de idéias sobre a sua marca. Se você oferecer valor suficiente para o seu grupo, outras pessoas podem convidar seus amigos com um simples clique. Essa é uma dica para começar uma campanha de marketing viral, por exemplo. Além disso, o nome do grupo aparece na página do perfil de cada membro. Sua marca pode ser facilmente visto por milhares ou mesmo milhões, se feito corretamente.
5)       Publicar um anúncio no Facebook Marketplace. Você pode comunicar anúncios e vagas de emprego para todas as suas redes de forma gratuita.

6)       Fazer uma pesquisa. As pesquisas são maneiras fáceis para os comerciantes para obter a participação da audiência em tempo real. Publique, quem sabe, uma enquete sobre o hotel depois de um grande evento. As votações podem ser direcionadas para um grupo demográfico específico.

7)       Patrocine um aplicativo do Facebook. Aplicativos são muitas vezes divertidos joguinhos que são compartilhados entre amigos no Facebook e afixado em seus perfis. Patrocinar um implicaria entrar em contato com um desenvolvedor de aplicativos e trabalhar diretamente com eles.

Exemplos de Fan Pages

Hotelaria:
Bom trabalho com fotos: Atlântica Hotels
Customização da Página: Sheraton Hotels
Foco em vendas: Beacon Hotel Miami

Melhores Fan Pages do Mundo:
E a minha página favorita no Facebook:  Louis Vuitton (veja como eles trabalham com vídeos!)

Fonte: http://exame.abril.com.br

Deu para ter uma idéia de quantas oportunidades existem para você aproveitar o Facebook? Ele surgiu oferecendo audiências autênticas e oportunidades de marketing viral para aqueles que estão dispostos a entender como funciona a rede. Mas esse trabalho requer estratégia inteligente e diversos métodos de publicidade combinados. Assim, sua eficácia pode aumentar dez vezes.

Seguem mais algumas idéias que se tornaram um sucesso em hotéis que resolveram utilizar o Facebook dentro da sua estratégia de marketing:
  • Incentivar fotos de fãs.
  • Obter uma URL username (ex: facebook.com/seuhotel).
  • Entrevistas em vídeo post com o seu pessoal (algo como “por trás das câmeras”)
  • Forneça um conteúdo exclusivo na sua página (não disponível em outros lugares)
  • Use aplicativos Facebook para incluir conteúdo de outras redes que você participa.
  • Envolva seus seguidores, converse com eles, faça perguntas.
  • Incentive blogueiros a escrever sobre seu hotel. Conte-lhes suas histórias, curiosidades, dê entrevistas.
 (Por falar nisso, o meu blog http://gabrielaotto.blogspot.com está aberto para quem quiser enviar imagens interessantes e conteúdo relevante).

Se com todas estas informações você decidiu que o Facebook não é para o seu hotel, pense talvez em um blog (falando sobre seu hotel ou sobre seu destino), um canal no Flickr (para compartilhar fotos) ou no YouTube (para compartilhar vídeos). Além de lhe trazer benefícios no marketing de busca, essas dicas também aumentam sua visibilidade na web.

Futuro do Facebook
Ainda existem prós e contras, mas já é unânime a importância de estar presente no Facebook. De acordo com especialistas, o ponto mais positivo é a possibilidade de ter uma plataforma de compartilhamento de mídia muito interessante. O principal “contra” é você investir tempo e dinheiro focando o público errado.

Mas como disse a Revista Time: “O Google é um brilhante truque tecnológico, mas o Facebook é, sobretudo, uma proeza da engenharia social. Ele é claramente desenhado e tem um tom sofisticado e elegante. Ele é o futuro!”

Então é isso que você precisa: uma boa estratégia e uma Fan Page no Facebook. É lá que seus potenciais clientes estão? Então é lá que você deve estar!

Como dica final, cuidado para não ficar obcecado pela conquista de um exército de fãs. Trabalhe para que eles se tornem “embaixadores” da sua marca e nunca perca seu foco.
Conecte-se e bons negócios!

Em tempo, meu Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/gabriela.otto

========================
Se você gostou desse artigo, talvez se interesse por outros:
Postar um comentário