segunda-feira, 30 de maio de 2011

Porque as pessoas não te seguem no Twitter

Achei interessante quando uma web designer resolveu escrever sobre os motivos que nos levam a não seguir alguém no Twitter. 
Muitas empresas também o usam como uma ferramenta de marketing online, mas falham terrivelmente por não entenderem que o objetivo do Twitter é "manter uma conversa".


Vejam os principais erros: 

1) Falar Sozinho

Isso vale para qualquer conteúdo que você coloque na internet (blog, site, redes sociais, etc). As pessoas não se importam com você ou com o que você tem a dizer, a não ser que lhes diga respeito. 

Exemplo: "Comi 3 fatias de bolo! Huuummm, estava maravilhoso!"

Nosso ego auto-indulgente assume que somos o centro do universo, mas não somos! Aceite, ninguém se importa que você acabou de comer um bolo.

Para corrigir a frase e tornar esse "tweet" interessante, diga: "Bolo pronto, já comi 3 fatias! Delicisoso! Veja aqui a receita..."

Agora sim, nós te amamos e vamos dar RT (retweet). Você se tornou um recurso valioso para que possamos descobrir coisas novas e boas.

Outro exemplo: Mude frases como "Acabei de atualizar o blog." para "Quer saber mais sobre mídias sociais? Clique nesse link e veja o que descobri sobre o assunto."

Bem mais instigante, não?! Twitter é uma mídia social, uma reunião de pessoas. Você não se aproxima de alguém e começa a falar de si mesmo imediatamente...isso faria você parecer um idiota.  

As pessoas querem saber o que você pode agregar na vida delas. Mantenha isso em mente sempre que utilizar meios de comunicação social, sobretudo ao promover seu negócio. 

 

2) Apresentar-se como um negócio e não como uma pessoa  

Vamos direto ao ponto: Ninguém gosta de publicidade!

A não ser que você seja uma Starbucks ou Louis Vuitton (empresas enormes, com muitos fãs), as pessoas querem falar com uma pessoa real e não com um logotipo.

Como mudar? Converse com as pessoas, comente seus "tweets", dê RT no que você gosta, conheça seus seguidores. Use a expertise na sua área para aprofundar uma conversa e dar conselhos. Não use o Twitter como um outdoor para o seu negócio.


3) Seguir todo mundo 

Implorar para ser seguido ou seguir todo mundo não vai lhe trazer mais sucesso no Twitter. Se você segue 1.200 pessoas e apenas 200 lhe seguem, algo está errado. Pura demonstração de desespero e despreparo!
Como solução, pare de seguir todo mundo e começe a twittar coisas interessantes, inicie conversas. Deixe os seguidores virem até você. Isso não é um concurso de popularidade. É a qualidade dos seus tweets que importa.

Porque vamos seguir perfis que não tem nada a dizer?

 

4) Só reclamar

Ficar se lamentando e reclamando sobre tudo o que te irrita no mundo realmente não vai trazer muitos seguidores. A não ser que você seja extremamente inteligente e espirituoso, e a reclamação já tenha se tornado sua marca registrada, desista dessa história. 
Corrigir esse erro é fácil: olhe para as coisas positivas, elogie outros no Twitter, ressalve as realizações de alguém, aponte algo que te faz feliz e compartilhe com as pessoas. 

Ah, e evite falar sobre política e religião.

 

5)  Errar o foco

Não adianta ficar seguindo pessoas que não se interessam por golfe se você é uma empresa de tacos de golfe. 

E não imagine que os outros vão seguí-lo de volta, pois o assunto "golfe" é extremamente chato para eles.

A solução aqui é falar sobre outras coisas também, comentar outras conversas, postar um link de vídeo engraçado, etc. Mesmo que alguns dos seus tweets falem de golfe, esses outros assuntos podem chamar o interesse de um número maior de pessoas (mesmo as que odeiam golfe).

E o PIOR Erro de todos:
Quando alguém começa a te seguir, nunca envie uma mensagem direta que diz: "Obrigado por seguir, confira o meu segredo para a riqueza em www.Icouldcarelessaboutyou.com".  

Sem auto promoção descarada, pls!

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