quarta-feira, 23 de abril de 2008

Valores - Olhar Filosófico!

O conceito de valor tem sido investigado e conceituado em diferentes áreas do conhecimento. A abordagem filosófica descreve-o como algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto.
- Economia - a noção de valor tem uma interpretação predominantemente material. Adam Smith propõe a análise de valor como a habilidade intrínseca de um produto oferecer alguma utilidade funcional.
- Marketing - neste conceito moderno, valor é uma função dos atributos dados ao produto ou ao conjunto formado por ele e que o envolve, quando necessitamos obtê-lo.
- Sociologia - valores são reconhecidos como fatos sociais.
- Análise - valores podem surgir como um estatuto fundamental na explicação da estabilidade e coerência das sociedades ou das mudanças sociais ou podem surgir como “fenômenos reflexos” das infra-estruturas da sociedade.
O valor exprime uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, em as satisfazer. É na apreciação desta relação que se explica a existência de uma hierarquia de valores, segundo a urgência/prioridade das necessidades e a capacidade dos mesmos objetos para as satisfazerem, diferenciadas no espaço e no tempo (Exemplos: família, trabalho, reconhecimento, status, amizades, liberdade, aprendizado, etc - Cada um de nós está em um momento diferent da vida e os valores vão mudando dependendo das nossas prioridades).
Reconhecer certos valor como prioritários, não quer dizer que será assim para sempre, mas que, naquele momento, você vai levá-los mais em conta na tomada de decisões.
Há os que vêem os valores como subjetivos e consideram esta situação como uma espécie de escolha -desejo- e imune à razão. Os que concebem os valores como algo objetivo supõem que, por alguma razão – exigências da racionalidade, da natureza humana, de Deus, de outra autoridade ou necessidade -, a escolha possa ser orientada e corrigida a partir de um ponto de vista independente.
Os valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentos e das práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido, definem princípios e propósitos valiosos e objetiva fins grandiosos.
Qual o(s) seu(s) valor(es)?

Nenhum comentário: