Já ouviu falar nesta expressão? Pois é a nova tendência da publicidade e significa "produção de conteúdo" feita pelas marcas. Vou explicar: em vez de simplesmente patrocinar programas ou fazer propaganda tradicional, as empresas têm, cada vez mais, produzido conteúdo para atrair a simpatia do consumidor mais crítico e arisco dos tempos da internet. Por exemplo, as rádios Mitsubishi FM e Oi FM. Elas carregam nomes de empresas, as músicas e os programas jornalísticos veiculados procuram traduzir a "cara" das marcas e atrair uma audiência que se identifique com elas.
"Com controle remoto, podcasts, rádios e TV digitais, ade vez menos o consumidor está disposto a ver propaganda", diz Hércules Florence, sócio da agência Share Brand Entertainment à Folha de São Paulo de 24/08/08, de onde tirei esta reportagem.
O conteúdo pode aumentar reconhecimento e faturamento da marca. Os desfiles da grife de lingerie Victoria´s Secret são comprados por dezenas de emissoras de TV e sites.
Mas algumas empresas garantem que isso é somente uma estratégia de fortalecimento da marca e nada mais. Renata Souza Ramos, diretora de marketing da Mitsubishi Motors afirma: "Nosso negócio é vender carros. Fazemos o rali, a revista e, agora, a rádio, para investir na marca e não para lucrar."
Seja como for, definitivamente as empresas (de todos segmentos de mercado) devem começar a inovar urgente a maneira como se comunicam com seu consumidor. A tecnologia está mudando (e rápido) o perfil de compra de todos nós! Criatividade já!!!
Um comentário:
Olá, minha filha. Dei uma olhada geral no Blog, li alguns assuntos, que, no momento, achei mais interessante, depois leio os outros. Achei os assuntos novos muito interessantes, inteligentes e "elevados". Cada item, nos remete a outros itens; quero ler tudo o que indicaste, por isso fico horas lendo teu blog e já o indiquei para outras pessoas novamenete.Parabéns!
Postar um comentário