domingo, 24 de agosto de 2008

"Branded Content"

Já ouviu falar nesta expressão? Pois é a nova tendência da publicidade e significa "produção de conteúdo" feita pelas marcas. Vou explicar: em vez de simplesmente patrocinar programas ou fazer propaganda tradicional, as empresas têm, cada vez mais, produzido conteúdo para atrair a simpatia do consumidor mais crítico e arisco dos tempos da internet. Por exemplo, as rádios Mitsubishi FM e Oi FM. Elas carregam nomes de empresas, as músicas e os programas jornalísticos veiculados procuram traduzir a "cara" das marcas e atrair uma audiência que se identifique com elas.

"Com controle remoto, podcasts, rádios e TV digitais, ade vez menos o consumidor está disposto a ver propaganda", diz Hércules Florence, sócio da agência Share Brand Entertainment à Folha de São Paulo de 24/08/08, de onde tirei esta reportagem.

O conteúdo pode aumentar reconhecimento e faturamento da marca. Os desfiles da grife de lingerie Victoria´s Secret são comprados por dezenas de emissoras de TV e sites.

Mas algumas empresas garantem que isso é somente uma estratégia de fortalecimento da marca e nada mais. Renata Souza Ramos, diretora de marketing da Mitsubishi Motors afirma: "Nosso negócio é vender carros. Fazemos o rali, a revista e, agora, a rádio, para investir na marca e não para lucrar."

Seja como for, definitivamente as empresas (de todos segmentos de mercado) devem começar a inovar urgente a maneira como se comunicam com seu consumidor. A tecnologia está mudando (e rápido) o perfil de compra de todos nós! Criatividade já!!!


Um comentário:

vovó Sonia disse...

Olá, minha filha. Dei uma olhada geral no Blog, li alguns assuntos, que, no momento, achei mais interessante, depois leio os outros. Achei os assuntos novos muito interessantes, inteligentes e "elevados". Cada item, nos remete a outros itens; quero ler tudo o que indicaste, por isso fico horas lendo teu blog e já o indiquei para outras pessoas novamenete.Parabéns!