quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O que é LUXO para você?

Estou fazendo um treinamento excelente de imersão no Luxo aqui em NYC. Claro que vou ter muito o que escrever sobre o assunto por algum tempo! A primeira pergunta, sem dúvida, é: O que é LUXO para você? Pois está claro que a definição varia dependendo da pessoa, do contexto, de cultura, época, etc.
Abaixo você verá respostas de alguns estilistas / designers famosos. Aproveite para conhecer seus sites sensacionais e passear pelo mundo da alta costura.

LUXO Por quem vive dele...

* TOM FORD - "Luxo é caro por definição."
* PATRIZIO BERTELLI (CEO da Prada) - "Luxo é uma questão de cultura, identidade, sentimento de pertencer e educação."
* JOHN GALLIANO - "Luxo requer atenção e tempo. E tempo é dinheiro."
* MARC JACOBS (Designer Louis Vuitton) - "Luxo é vestir uma camiseta de algodão quando todos estão de cashmere e vestir cashmere quando todos estão de camiseta de algodão."
* COCO CHANNEL - "Luxo não é o oposto da pobreza, mas o oposto da vulgaridade."
* ALBERT ELBAZ (Designer Lanvin Paris) - "Eu trabalho tanto o interior quanto o exterior de uma roupa. Essa é a diferença entre ser e pretender ser."
* SÍLVIA FENDI - "Um desejo de inovação combinado com o tradicional know-how."
* CHRISTIAN LACROIX - "O verdadeiro luxo é ser você mesmo."
* GIORGIO ARMANI - "Luxo é um conceito super estimado que, na verdade, não tem nenhum valor em um momento onde pobreza e guerra estão presentes."

Agora preciso contar que conheci pessoalmente o estilista Ralph Rucci (foto ao lado). Pessoa com um senso para o mercado de luxo incrível, super bem sucedido no mercado de alta costura (uma calça básica não sai por menos de USD 7.000) e com uma empresa muito bem posicionada. Ele não tem lojas (somente seu ateliê no Soho-NYC), suas roupas são peças únicas e costuradas à mão, não acredita em propaganda (nem em websites, pois não tem um), fala que "discrição" é a alma do negócio e oferecer coisas que as pessoas nem sabem que querem é o segredo do luxo. Fiquei fascinada por sua paixão pelo que faz. Sua marca chama-se CHADO Ralph Rucci.


LUXO por Filósofos...
JEAN-JAQUES ROUSSEAU - "O Luxo corrompe tudo. Os ricos o apreciam e os pobres o desejam."
VICTOR HUGO - "Não é muito inteligente ter ódio pelo luxo. Esse ódio implicaria odiar a arte."
Bem, para mim, Christian Lacroix foi um gênio em sua resposta. Entretanto, o filósofo Gilles Lipovetsky ("guru" contemporâneo do Luxo) ainda tem a melhor definição de todas: "Luxo é conseguir comprar emoções."
E para você? o que é Luxo?

Postar um comentário