Interessante matéria que saiu na publicação "O Gestor" da ABGEV (Assoc.Bras. de gestores de Viagens Corporativas) na edição de fev/março 2008.
O segmento de M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Congresses & Exhibitions), também conhecido como Eventos Corporativos, estão aumentando cada vez mais seu volume de negócios ao redor do mundo.
Os tipos de eventos mais frequentes realizados pelas empresas são: Convenção, Treinamento, Incentivo, Lançamento de Produto e Premiação.
Obs.: Para quem não sabe o que é incentivo, muitas empresas, ao invés de premiar um funcionário com dinheiro ou algo material, oferecem uma viagem. Isso é uma experiência que pode ficar na memória de quem participa por até 12 anos. Ou seja, funcionário, cliente ou fornecedor satisfeitos e motivados são fonte de melhorias nos negócios e maiores lucros.
O segmento de M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Congresses & Exhibitions), também conhecido como Eventos Corporativos, estão aumentando cada vez mais seu volume de negócios ao redor do mundo.
Os tipos de eventos mais frequentes realizados pelas empresas são: Convenção, Treinamento, Incentivo, Lançamento de Produto e Premiação.
Obs.: Para quem não sabe o que é incentivo, muitas empresas, ao invés de premiar um funcionário com dinheiro ou algo material, oferecem uma viagem. Isso é uma experiência que pode ficar na memória de quem participa por até 12 anos. Ou seja, funcionário, cliente ou fornecedor satisfeitos e motivados são fonte de melhorias nos negócios e maiores lucros.
O gasto anual médio com eventos corporativos é de acima de R$ 1 milhão para 80% das grandes empresas.
Os destinos mais procurados são Europa, US e América Latina. No Brasil, as grandes cidades ainda ganham da praia e do campo.
Para hospedagem, a categoria superior de hotéis é a preferida (46%) e, no Brasil, empata com os resorts locais (38%).
Diferenciais desejados por quem trabalha neste segmento:
* Bloqueio de passagens aéreas de um a 3 meses antes e o pagamento uma semana antes do embarque. Motivo: muitas vezes só conseguem saber os participantes próximo ao evento.
* Em serviços prestados pelas aéreas, o atendimento recebeu 94% das atenções, principalmente para que a negociação seja corretamente passada para a operação.
* Mão de obra especializada no destino (80% preferem contratar um DMC - Destination Management Company - agência especialista no receptivo local).
* Infra-estrutura é importante na decisão de um destino.
* Facilidade logística.
Os destinos mais procurados são Europa, US e América Latina. No Brasil, as grandes cidades ainda ganham da praia e do campo.
Para hospedagem, a categoria superior de hotéis é a preferida (46%) e, no Brasil, empata com os resorts locais (38%).
Diferenciais desejados por quem trabalha neste segmento:
* Bloqueio de passagens aéreas de um a 3 meses antes e o pagamento uma semana antes do embarque. Motivo: muitas vezes só conseguem saber os participantes próximo ao evento.
* Em serviços prestados pelas aéreas, o atendimento recebeu 94% das atenções, principalmente para que a negociação seja corretamente passada para a operação.
* Mão de obra especializada no destino (80% preferem contratar um DMC - Destination Management Company - agência especialista no receptivo local).
* Infra-estrutura é importante na decisão de um destino.
* Facilidade logística.
Quanto à programação, jantares temáticos, city tours e programas culturais são os mais procurados.
Para complementar, de acordo com reportagem da Business Travel, a ICCA - International Congress & Convention Association, a maior e mais respeitada entidade da indústria mundial de eventos, divulgou os “Top 20” no ranking de países e cidades que mais realizaram eventos internacionais no ano passado (2007):
1º - Estados Unidos
2º - Alemanha
3º - Espanha
4º - Reino Unido
5º - França
6º - Itália
7º - Japão
8º - Brasil (perdendo a 7º posição para o Japão este ano)
Tudo isso prova que no mundo dos eventos corporativos não há mais lugar para amadores.
Para complementar, de acordo com reportagem da Business Travel, a ICCA - International Congress & Convention Association, a maior e mais respeitada entidade da indústria mundial de eventos, divulgou os “Top 20” no ranking de países e cidades que mais realizaram eventos internacionais no ano passado (2007):
1º - Estados Unidos
2º - Alemanha
3º - Espanha
4º - Reino Unido
5º - França
6º - Itália
7º - Japão
8º - Brasil (perdendo a 7º posição para o Japão este ano)
Tudo isso prova que no mundo dos eventos corporativos não há mais lugar para amadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário