quinta-feira, 10 de outubro de 2013

10 "Diquinhas" de Conteúdo Relevante no Facebook


O título não foi dado por mim, mas por Cris Dias, Creative Strategist do Facebook, durante sua palestra (a melhor, na minha opinião) na Social Media Week, que ocorreu em São Paulo no final de Setembro/2013.


Alerta: "Cuidado, não leve tudo ao pé da letra. Entenda o posicionamento da sua empresa e crie suas 10 regras."


·     Antes de qualquer coisa, lembrem que 1% das pessoas não vão na sua Fan Page.  Ninguém entra no Facebook para interagir com uma marca. O feed (timeline) das pessoas é o lugar mais importante. O que as pessoas estão vendo são as fotos dos amigos, o vídeo engraçado do momento e "fu çando" na vida alheia. Sua marca precisa conviver com tudo isso.
Seu maior concorrente no Facebook não é uma outra empresa, mas aquela fotinho da filha recém nascida ou a viagem do ex namorado.

Boas histórias do Facebook devem ser simplesmente boas histórias.

1) Fale sobre emoções, não fatos.
Exemplo: Red Bull (TUDO na fan page da empresa fala sobre "dar asas", sobre tirar a pessoa do lugar comum, sobre mexer com sua rotina).
Quem não lembra do salto daquele maluco do espaço em Março/2013? http://www.redbullstratos.com


2) Não precisa agradar a todos, ou seja, não seja um sorvete de baunilha. 
Marcas precisam ter opinião.
Exemplo: Santander quando apoiou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, conectando com a marca e dizendo que não faz distinção ao dar financiamento imobiliário.

3) Gatos: só se você vende ração para eles. 
Não faça piada só porque o é o assunto do momento e nada a ver com sua marca. Sua marca precisa estar onde a magia acontece, mas com bom senso. 
Exemplo: A "Luiza está no Canadá" vale para uma agência de viagem, mas não para o varejo.

4) Explore o poder das imagens. 
Isso já se faz há muitos anos nas revistas, mas vamos procurar imagens legais. Fuja dos bancos de imagem e seja criativo, mesmo sem budget.

5) Post legal com texto curto. (Think Small).
A expressão "Espaço negativo" é quando você dá para a pessoa a história para ela criar.
Melhor exemplo foi na reeleição do Obama:

For more years...


6) Esteja  preparado no mobile.

7) Criador e curador no conteúdo.
Invista nisso. Não é assunto para estagiário.

8) Consistência 
Seja mais C.S.I. (podemos ver qualquer episódio, que entendemos o enredo) e menos Game of Thrones (se perder um episódio, não entendemos o próximo).
Exemplo no Brasil: Ponto Frio e seu Pinguim (com muita personalidade).


9) Não adianta só ter a idéia, mas usar as ferramentas. 
Exemplo: Dove


10) Move fast, sem deixar de ser relevante.
Exemplo: Cliente que reclamou ao Santader com um poema e recebeu uma resposta também em forma de rima.

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