segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Curiosidades da Aviação

Quem não tem curiosidade sobre aviões?
Mate algumas...

1) Por que embarcamos e desembarcamos pelo lado esquerdo? 
Resposta: Subimos nos cavalos pelo mesmo lado e o costume se perpetuou.

2) Por que as rodas são preenchidos com nitrogênio? 
Resposta: Porque aumenta a vida útil do pneu, reduz a possibilidade de perfurações, explosões e rupturas, e é mais resistente à mudanças bruscas de temperatura. Além disso, caso haja perda de pressão, ele é 8 vezes mais lento para esvaziar em comparação ao ar. 

3) Porque as pontas das asas de algumas aeronaves levantam quase verticalmente? 
Resposta: Para reduzir a turbulência em vôo, melhorar o desempenho aerodinâmico (economizando combustível), e diminuir a potência do motor, sem reduzir a velocidade.


4) Porque é preciso descongelar uma aeronave? 
Resposta: Porque é vital para manter a curvatura exata que foi projetada. Manter a flexibilidade é vital para prevenir fraturas durante uma turbulência. 


5) Porque não existe a fila 13 na maioria dos aviões?
Resposta: pura supertição. Sempre existem passageiros com medo de voar, e as cias. aéreas não quiseram complicar a situação.

6) Porque os aviões Boeing terminam com o número 7?
Resposta: Após a segunda guerra mundial, a Boeing decidiu não ser somente uma empresa de aviões militares e ampliou sua producão para mísseis, aviões comerciais e naves espaciais.
Assim, o depto. de engenharia segmentou as áreas com números: 100 para helicópteros, 500 para motores de turbina, 600 para mísseis e 700 para aviões de transporte. O final 7 foi uma decisão do depto. de marketing, que entendeu como maior impacto comercial.
Conheça os produtos da Boeing aqui.


7) De que é feita a caixa preta?
Resposta: titânio e, claro, a cor não é preta, mas laranja.

Nenhum comentário: